Picture
CASO DE FIBRODISPLASIA NA IBIAPABA
 
O PORTAL IBIAPABA NEWS VEM PEDIR A SUA AJUDA PARA MARTINHA!

REDAÇÃO TIANGUÁ NOTÍCIAS

Maria Luzia de Brito, conhecida por Martinha, mora em Viçosa do Ceará no distrito de Passagem da Onça e é portadora de uma doença rara, a Fibrodisplasia Ossificante Progressiva. Maria Luzia não possui acompanhamento médico do município de Viçosa e nem do estado, pois é necessário tratamentos de fisioterapia e de um transporte especial.

O corpo todo franzino com pouco mais de 40 quilos já está quase todo paralisado e Maria Luzia não consegue mais sentar. Apesar de sofrer desde criança, só agora foi dado o diagnóstico da doença, quando grande parte do corpo já está calcificado.

Martinha se esforça para não deixar a doença vencer, matem um cyber em casa e faz trabalhos de digitação com muito esforço. Mesmo diante das condições que a doença evoluiu, Martinha vem, através da imprensa, pedir ajuda para seu problema, pois além de um tratamento médico ela necessita de ajuda financeira.

A sua história de vida e superação é surpreendente. Nosso apelo será enviado ao secretário de Saúde do Estado do Ceará, afim do mesmo se sensibilizar
e ajudar Martinha a combater esse problema. Assista o vídeo ao fim desta matéria. 

Para ajudar entre em contato pelo telefone (88)3632 6415 ou (88) 9405 7917
Agencia: 2773-1
Conta Poupança: 17.699-0.
Banco do Brasil.
Maria Luzia de Brito
 


O QUE É A FIBRODISPLÁSIA OSSIFICANTE PROGRESSIVA?

A FOP é uma das doenças mais raras que afetam os seres humanos. Sua incidência estimada é de aproximadamente um em cada dois milhões de nascimentos. Apesar do fato de que a maioria dos relatos descreve pacientes caucasianos, ela afeta todos os grupos étnicos, atingindo igualmente ambos os sexos.

A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva é uma doença genética rara que causa a formação de ossos no interior dos músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos conectivos. Pontes de ossos "extra" se desenvolvem através das articulações (juntas do corpo) restringindo progressivamente os movimentos. Na Fibrodisplasia Ossificante , o corpo não somente produz muitos ossos, mas todo um esqueleto "extra" é formado, envolvendo o corpo e prendendo a pessoa em uma “prisão” de ossos.

A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP) é um distúrbio autossômico dominante do tecido conjuntivo, caracterizado pela malformação congênita dos dedos maiores dos pés e ossificações heterotópicas progressivas que se desenvolvem em padrões anatômicos e temporais previsíveis, levando à imobilidade progressiva.


7/19/2011 11:20:46 pm

Camapnha tabm sendo divulgada pelo facebook , onde existe uma comunidade .

Reply
Jessica Ribeiro
2/5/2015 01:58:40 am

Olá, tudo bem?

Eu sou aluna de enfermagem da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto e estou fazendo algumas pesquisas sobre Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP). Gostaria de fazer uma pesquisa com a martinha, teria essa possibilidade?

Obrigada!

Jessica Ribeiro

Reply



Leave a Reply.