Picture
Em três anos da Lei Seca no Ceará foram realizadas mais de 1.500 operações, com cerca de 18 mil condutores autuados por estarem sob influência de bebidas alcoólicas. Os dados são do Detran-CE, registrados no período de julho de 2008 a junho de 2011.

Neste ano, as autuações chegam à média de 50 condutores por semana, um número quatro vezes menor em comparação a 2009, segundo o órgão.

Em relação aos seis primeiros meses de 2011 foram autuados 1.200 motoristas. Em 2009, esse número chegou a 11 mil condutores.

De acordo com o Detran, cerca de 10 mil desses motoristas autuados já tiveram seus processos administrativos concluídos e mil deles entregaram a CNH, cumprindo a pena de um ano de suspensão do direito de dirigir.

Rodovias estaduais
De 2008 a 2010, houve uma redução de 26% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito nas rodovias estaduais, fiscalizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual.

Para o Detran, alguns resultados ultrapassaram as expectativas, e reforça ainda que “sem a Lei Seca os resultados teriam sido assustadores”.

O Gerente de Fiscalização, Pedro Forte, explica que esse número reflete a mudança de comportamento dos condutores. “Os que costumam ingerir bebida alcoólica nos finais de semana estão passando a direção do veículo para quem não bebeu. Há os que deixam o veículo em casa e se deslocam de táxi e há os grupos que escolhem o motorista da vez, que é aquele que passa a noite sem beber”, analisa.

INFORMAÇÕES O POVO




Leave a Reply.