Um menino de 11 anos se engasgou no dia 13 deste mês quando comia pão de queijo e está em coma no Hospital Geral Valdemar Alcântara, em Fortaleza. O garoto foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital e os médicos ainda não sabem se o paciente sofrerá sequelas por causa da falta de ar durante o engasgo.

De acordo com o hospital, o menino chegou à unidade hospitalar com quadro de parada cardiorrespiratória. Ele sofreu engasgo quando comia pão de queijo, no intervalo da escola, no dia 13. De acordo com o hospital, a família do paciente havia relatado que no momento do incidente não havia ninguém por perto que pudesse prestar socorro.

Os médicos do hospital se reuniram na manhã desta terça-feira (25) para avaliar o quadro clínico do paciente. A família do garoto não quis comentar o assunto.

Ação de socorro
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros do Ceará, Warner Campos, uma pessoa não especialista pode executar procedimentos de primeiros socorros que podem evitar o agravamento de um engasgo. O procedimento deve ser feito de forma diferente, de acordo com a idade da pessoa que sofre com o incidente.

Para criança de colo, o capitão do Corpo dos Bombeiros recomenda que se apoie a barriga da criança na palma da mão e braço de um adulto; em seguida, deve-se aplicar pancadas leves nas costas do bebê

Para crianças e adultos, o procedimento recomendado por Warner Campos é que ponha a pessoa sentada em cadeira e por trás um adulto abrace com força, na tentativa de expelir o item que deixe a pessoa engasgada. Essas medidas podem salvar vidas de pessoas sofrendo com engasgo.


Informações do G1
vivianne coelho
11/15/2011 08:53:30 pm

Alguma novidade sobre quadro do garoto?

Reply



Leave a Reply.