Picture
Os governadores do Ceará, Cid Gomes e da Paraíba, Ricardo Coutinho, ambos do PSB, encabeçam a lista de chefes de Estado que lançam esta semana uma nota em que pedem “maior aporte de recursos” para a saúde e apoiam o pleito da presidente Dilma Roussef para que o Congresso aponte novas fontes de recursos para á área.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, na prática eles decidiram encampar o discurso do governo sobre a necessidade de um novo imposto, nos moldes da extinta CPMF, ou aumentar a taxação de produtos como cigarros e bebidas para custear a saúde.

Será sobre os cofres estatuais o maior golpe caso a emenda constitucional 29, que aumenta as verbas para a saúde, seja regulamentada conforme o texto atual, sem nova fonte de verbas.

A Folha revela ainda que a carta tinha até este domingo (4) doze assinaturas -os governadores do Nordeste e os do PT. Outros sete já haviam se comprometido a assiná-la.

Na última semana, com a pressão crescente no Congresso para votar a regulamentação da emenda 29, o Planalto cobrou dos Estados uma posição. Segundo um ministro, os governadores estavam de “braços cruzados” nessa discussão.

Fonte:Ceará Agora





Leave a Reply.