Picture
articulação temporomandibular  é a articulação da mandíbula com o crânio, especificamente o processo côndilar da mandíbula com o osso temporal.

A simetria ditada pela ATM tem que ser constante. Unida com as articulações da coluna cervical e cintura escapular, a ATM trasforma-se em um perceptível pêndulo, consequentemente sua distonia provocará distúrbios posturas diretos na coluna cervical e na cintura escapular, promovendo assim, alterações posturais que podem acometer a coluna lombar e os membros inferiores. Não existe sequer exatas confirmações científicas de que a disfunção da ATM  pode levar a tal disfunção postural de lombar para baixo, mas muitos estudos na área da saúde demonstraram alguns pacientes com tais alterações posturais e possuiam uma disfunção temporomandibular.

As possíveis movimentações da mandíbula são bastante complexas, podendo ser as abaixo descritas, isoladas ou combinadas.

  • Depressão da mandíbula.
  • Elevação da mandíbula.
  • Protusão da mandíbula.
  • Retração da mandíbula.
  • Lateralização da mandíbula.
Destes movimentos básicos derivam os vários tipos de movimentos relacionados a fala e a mastigação.

As articulações temporomandibulares com frequência apresentam defeitos em seu funcionamento normal, gerando a condição conhecida como disfunção temporomandibular. Tal situação é vista pela Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, a última principalmente.
Estas articulações também são frequentemente atingidas nos traumatismos de face, como os que ocorrem nos acidentes automobilísticos, sendo nestes casos manejadas pela Traumatologia.




Fonte: Wikipédia

 
Picture
Mentiras?

Em 1990, o Departamento de Pesquisas da Universidade de Minnesota publicou o seguinte comunicado:“Embora os fornos de micro-ondas esquentem rapidamente os alimentos, não são recomendados para esquentar o leite servido nas mamadeiras dos bebês.”

Discute-se muito a respeito das vantagens e perigos dos fornos de micro-ondas. Já se ouviu dizer que os micro-ondas desmagnetizam os tecidos cerebrais a ponto de reduzir a inteligência. Exagero? Vai saber… Dizem também que os alimentos preparados ali não são bem aproveitados pelo organsmo, que a produção de hormônios fica comprometida, que os nutrientes se transformam em radicais livres, provocando câncer, que substâncias desconhecidas se acumulam no corpo, que o sistema imunológico fica seriamente abalado e mais um monte de ameças aterradoras.

Verdades?

O forno de micro-ondas ainda é um equipamento relativmente novo, só chegou ao Brasil no final dos anos 80. Assim, pouco se sabe realmente sobe ele. Uma coisa é fato: a ação das micro-ondas sobre os alimentos ainda é muito pouco conhecida. Faltam pesquisas que provem se esse aparelho é nocivo ou não. Que afirma isto é o Dr. Carlos Oliveira, catedrático de Ciência & Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais uma coisa: um estudo feito nos Estados Unidos provou que as radiações eletromagnéticas emtidas pelos micro-ondas triplicam a possibilidade de desenvolvimento de asma em crianças, caso as mãesgrávidas se exponham continuadamente a essas radiações.

Provas

Mais de dez anos depois que esse padrão de mulheres deu à luz, os pesquisadores analisaram o número de casos de asma entre os seus filhos. Descobriram que 33% das crianças sofriam de asma. A taxa de ocorrência da doença entre essas crianças apresentou um risco 350% maior do que a média nacional dos EUA.

Conclusão

A discussão continua. Existem provas de que os micro-ondas são nocivos à saúde e existem cientistas que questionam essas provas. Em outras palavras, ninguém sabe. Mas uma coisa é certa: Tudo o que foge aos métodos naturais é potencialmente perigoso. Toda dona de casa sabe que qualquer comida feita no fogão de lenha e em panelas de barro é muito mais saborosa. Os seres humanos já tiveram inúmeras surpresas desagradáveis por causa da chamada “alta tecnologia”.Vejam-se, por exemplo, os automóveis, as fábricas, os aviões e outras invenções que estão poluindo o ambiente e provocando o aquecimento global. Por via das dúvidas, talvez seja melhor ficar mesmo com o fogão a gás – que, aliás, já não é lá coisa muito boa. Vovó que o diga.



FONTEwww.vocesabia.net
 
Picture
É possível, sim. Aliás, há casos em que não somente é possível, mas é também indispensável. Casos absurdos, como o daquele caipira que chegou ao cartório e disse que queria trocar de nome. “Bem, podemos providenciar isso, mas o senhor vai ter que trocar todos os seus documentos, vai dar trabalho danado!” – explicou o escrivão. Meio encabulado, o matuto disse: “Faz mar não, dotô! No meu caso, carece trocar de quarquer jeito!”  Curioso, o funcionário perguntou: “Ah, é? E como é o seu nome?” Mais encabulado ainda, o caipira respondeu: “É Antonho Cocô, sim sinhô…” Esforçando-se para conter o riso, o escrivão concordou:“É… O senhor tem razão, ninguém pode se chamar Antônio Cocô. Mas, me diga, por qual nome o senhor quer trocar?” Com um sorriso vitorioso, o capiau respondeu: “Por Chico Cocô, sim sinhô!…”

Nomes absurdos

Pois é, o caipira não gostava mesmo era do “Antônio”, o resto estava ótimo… Isso foi só uma piada, mas há casos reais, registrados em vários cartórios brasileiros. Veja alguns exemplos incríveis: Agrícola Beterraba Areia Leão – Abxivispro Jacinto – Amável Pinto – Colapso Cardíaco da Silva – Gerunda Gerundina Pif Paf – José Catarro Marques da Silva – Maria Privada de Jesus – Otávio Bundasseca – Padre Filho do Espírito Santo Amém – Um Dois Três de Oliveira Quatro – Vicente Mais ou Menos de Souza… e muitos outros.

Como trocar o nome

Primeiro, é preciso saber que a lei só permite trocar de nome uma única vez. Ninguém pode trocar de nome quantas vezes quiser, porque o nome é uma forma de identificar uma pessoa em virtude de um crime, por exemplo. De modo geral, o nome de alguém é imutável, vale para o resto da vida. Existem, porém, algumasexceções. É necessário contratar um advogado, abrir um processo e o julgamento pode levar até seis meses.

Razões para a troca

Alguém muito conhecido pelo apelido tem direito de acrescentar o apelido na certidão ou até de trocar o prenome. Por exemplo, Luiz Inácio da Silva foi trocado por Luiz Inácio Lula da Silva; Maria da Graça Meneghel poderia ser trocado por Maria da Graça Xuxa Meneghel ou até por Xuxa Meneghel; Édson Arantes do Nascimento poderia virar Édson Arantes Pelé do Nascimento e assim por diante.

Outros casos
  • Pessoas ameaçadas de morte
  • Homônimos (pessoas com nomes iguais)
  • Falsos nomes estrangeiros: pessoas cujos pais, por ignorância, registraram seus nomes estrangeiros erradamente. Maicon vira Michael; Uóxinton vira Washington, Cheron vira Sharon e Sthefany vira Stéphanie
  • Motivo de bullying: nomes que lembrem palavrões ou sejam ridículos. 

FONTE: SITE/VOCÊ SABIA?


 
Picture
No Brasil, só no 1º semestre de 2011, esta doença já provocou mais de 84.000 internações.

Recentemente, o Brasil inteiro assistiu na TV à dolorosa cena de Ricardo Gomes, técnico do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, carregado pelos paramédicos para uma ambulância, depois de se sentir mal, no jogo do seu time contra o Flamengo. De acordo com dados da Academia Brasileira de Neurologia, o AVC é a principal causa de internações e morte no Brasil.


O que é

 “A” de “acidente”, “V” de “vascular” e “C” de “cerebral”. É “acidente” porque acontece de repente,sem que ninguém espere; “vascular” refere-se a vasos sanguíneos e “cerebral” porque ocorre no cérebro.Todas as áreas do nosso cérebro precisam de uma contínua irrigação de sangue (que leva oxigênio e nutrientes para as células cerebrais) para funcionar corretamente. Um AVC ocorre quando uma área do cérebro deixa de funcionar por falha no fluxo sanguíneo. Essa falha pode acontecer por dois motivos:

  1. 1.    No AVC isquêmico: um vaso sanguíneo se entope por causa de placas de gordura e, em consequência, o sangue não consegue chegar a uma determinada região do cérebro. A falta de nutrientes nessa região acarreta a morte de células. Cerca de 80% dos casos de AVC correspondem a este tipo. “Isquemia” é uma insuficiência de irrigação sanguinea devida a uma obstrução arterial ou vasoconstrição (estreitamento de um vaso).
  1. 2.    No AVC hemorrágico: um vaso sanguíneo se rompe, ocasionando um vazamento de sangue. Este foi o tipo que afetou o técnico Ricardo Gomes e que corresponde apenas a 1/5 das ocorrências. A hemorragia pode acontecer na periferia cerebral ou em regiões mais profundas. A maioria ocorre em regiões mais internas. Quando ocorre na periferia cerebral, 80% dos casos são devidos a aneurismas -dilatações vasculares que podem ocorrer em qualquer artéria. Seu perigo está no fato da artéria poderromper-se com a dilatação ou trombosar (ficar entupida por causa da formação de um coágulo), provocando isquemia dos tecidos irrigados pela artéria atingida).
Sintomas

  • Dor de cabeça intensa, que ocorre repentinamente, às vezes acompanhada de vômitos e tontura.
  • Perda da visão ou dificuldade para enxergar, também repentina e sem explicação, juntamente com dificuldade para falar e se expressar corretamente.
  • Enfraquecimento ou mesmo paralisia facial, dos braços e pernas. Geralmente um só lado do corpo é afetado.
Risco maior

            Existem alguns fatores que provocam o AVC ou aumentam o risco da sua ocorrência. Entre eles estão:

  • Temperamento emotivo ou explosivo, emoções fortes.
  •  Cigarro
  •  Diabetes
  •  Hipertensão arterial
  •  Uso contínuo de bebidas alcoólicas
  •  Uso de drogas
  •  Estresse
  •  Colesterol alto
  •  Fatores genéticos
  •  Sedentarismo
  •  Doenças do sangue, coração e vasos sanguíneos
Tratamento

            O principal é prestar socorro ao paciente o mais rápido possível, pois cada minuto vale a sua vida. No caso de AVCs do tipo isquêmico, existem medicamentos que conseguem desobstruir o vaso entupido. No entanto, nos casos de AVCs hemorrágicos, é imprescindível o atendimento médico nas primeiras horasdepois do aparecimento dos sintomas, para que se evite o risco de sequelas ou mesmo de morte do paciente.



FONTE: VOCÊ SABIA


 
Picture
Cid Gomes cancelou viagem marcada a Cuba para se reunir com comissão de professores grevistas (DIVULGAÇÃO)
Ao mesmo tempo em que prometeu atender duas das principais reivindicações dos professores grevistas da rede pública estadual de ensino, o governador Cid Gomes (PSB) também avisou que, a partir da próxima segunda-feira, determinará a abertura de processo administrativo por abandono de cargo para os docentes que continuarem com atividades paralisadas.


Além disso, em reunião de quase cinco horas, ontem, no Palácio da Abolição, com uma comissão formada por 10 professores e com cinco deputados estaduais, o governador ameaçou pedir a execução da multa determinada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) contra o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), caso a categoria opte pelo prosseguimento da paralisação. O valor da penalidade pelo descumprimento da decisão judicial que pediu a suspensão da greve já chega aos R$ 200 mil.A partir das 8 horas de hoje, os professores realizam Assembleia Geral no Ginásio Aécio de Borba para definir o destino da greve.


Propostas

Durante a reunião, o governador se comprometeu a construir, nos próximos 30 dias, junto com os professores, uma nova tabela de implementação da Lei do Piso Nacional na carreira do magistério e a implementar, de forma progressiva, um terço da jornada de trabalho dos docentes para atividades extra classe a partir de 2012. Cid reiterou que os compromissos assumidos estão condicionados ao fim da greve. Em razão da urgência da implementação da Lei do Piso por parte do Governo, Cid propôs, ainda, separar os professores de nível médio -que são em torno de 250 -da atual tabela do magistério, criando tabela específica para esses profissionais.

Segundo o presidente do Sindicato, Anízio Melo, o governador não descontará os dias de trabalho perdidos no salário dos professores durante a greve até a próxima segunda-feira.A secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, não compareceu à reunião porque estava no Uruguai, participando de uma missão do Banco Mundial.


ENTENDA A NOTÍCIA


Foi a 2ª reunião de Cid com a categoria, após o início da greve, há 49 dias. O primeiro encontro ocorreu no dia 25 de agosto, quando se prontificou a retirar a proposta apresentada por ele e rejeitada pelos professores.


Informações Jornal O Povo

 
Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve. De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), a decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (9). Na ocasião, os professores decidiram aprovar, por maioria de votos, a continuidade da paralisação por tempo indeterminado.

De acordo com a direção do Apeoc, foi respeitada a decisão da categoria, representada pelos professores presentes. Os professores da rede estadual estão em greve há 36 dias.

Agenda

Os professores decidiram, ainda, as atividades para a próxima semana. Na terça-feira (13), haverá uma reunião do comando de greve às 15 horas, na sede da CUT. Para a quarta-feira (14), os professores planejaram um aulão na Praça do Ferreira às 8 horas. A quinta-feira (15) será marcada por atividades diversas na Capital e no Interior.

Por fim, uma nova Assembleia Geral ficou marcada para às 8 horas da próxima sexta-feira (16), no Ginásio Paulo Sarasate. 




Informações do Diário do Nordeste
 
Picture
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Barbalha, no Sul do Ceará, começou há oito meses o atendimento gratuito em casa de pessoas que não têm condições de se locomover até o Centro. Vinte pessoas da cidade já foram atendidas pelo serviço.

O coordenador do CEO, Raniere Parente, explica que o atendimento em domicílio é para pessoas de baixo orçamento ou que não têm condições de se deslocar, como o aposentado Noélio Sousa.

Noélio teve paralisia infantil. Ele recebeu a equipe de odontólogos nesta quinta-feira (8) em residência. Os técnicos instalam o equipamento em local improvisado e fazem o procedimento.

“A gente pode fazer restauração, limpeza, extração, só não podemos fazer (na residência do paciente) cirurgias mais complicadas”, explica Raniere Parente. O aposentado Noélio recebeu um tratamento bucal que aliviou as dores que sentia com frequência.

O coordenador do CEO explica que para receber o tratamento em domicílio um familiar do paciente deve ir ao Centro de Especialidades Odontológicas e informar sobre o problema da pessoa. A partir das informações, os especialistas avaliam o caso e se dirigem à casa da pessoa.




Informações G1
 
Picture
Foto: Sistema Jangadeiro
Professores em greve e estudantes da rede estadual de ensino realizaram, na manhã da quarta-feira (7), a Marcha pela Educação e Paz, manifestação paralela ao desfile cívico-militar realizado na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Com uma faixa de protesto e mordaças na boca, professores entraram no percurso do desfile. No fim da programação, policiais da tropa de Choque tiveram de fazem barreira para evitar que os professores continuassem o protesto na Avenida Beira Mar, ainda assim, um grupo conseguiu continuar a manifestação na rua.

De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), cerca de 2.000 professores, alunos e pais vestidos com camisas pretas participaram da marcha que percorreu a Avenida Abolição, do trecho da Avenida Barão de Studart ao Clube do Naútico. “A Marcha é para pedir que o Governo do Estado assine o Termo de Ajuste de Conduta com as garantias acertadas em reunião com o governador Cid Gomes e o chefe de gabinete, Ivo Gomes”, destaca o presidente da Apeoc, Anízio Melo.

Na quinta-feira (8), às 14 horas, a comissão do comando de greve visitará o Tribunal de Justiça (TJ) para verificar o posicionamento da Justiça quanto ao processo que recorreu da decisão judicial que decretou o fim da greve. Na sexta-feira (9), está programada uma assembleia geral, às 15h, no Ginasio Aécio de Borba.

Reivindicações
Em greve desde 5 de agosto, os preofessores pedem um plano de cargos e carreiras e o cumprimento da Lei Federal do Piso. Eles alegam que não basta aplicar o piso como vencimento inicial, mas defendem que tal aplicação signifique ganho remuneratório para todos os integrantes da carreira, sejam professores de nível médio, graduados e professores pós-graduados.



Informações do G1

Picture
Picture
 
Picture
Os governadores do Ceará, Cid Gomes e da Paraíba, Ricardo Coutinho, ambos do PSB, encabeçam a lista de chefes de Estado que lançam esta semana uma nota em que pedem “maior aporte de recursos” para a saúde e apoiam o pleito da presidente Dilma Roussef para que o Congresso aponte novas fontes de recursos para á área.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, na prática eles decidiram encampar o discurso do governo sobre a necessidade de um novo imposto, nos moldes da extinta CPMF, ou aumentar a taxação de produtos como cigarros e bebidas para custear a saúde.

Será sobre os cofres estatuais o maior golpe caso a emenda constitucional 29, que aumenta as verbas para a saúde, seja regulamentada conforme o texto atual, sem nova fonte de verbas.

A Folha revela ainda que a carta tinha até este domingo (4) doze assinaturas -os governadores do Nordeste e os do PT. Outros sete já haviam se comprometido a assiná-la.

Na última semana, com a pressão crescente no Congresso para votar a regulamentação da emenda 29, o Planalto cobrou dos Estados uma posição. Segundo um ministro, os governadores estavam de “braços cruzados” nessa discussão.

Fonte:Ceará Agora