Picture
SILVÉRIO OLIVEIRA/DIVULGAÇÕES
A banda de música se calou em Croatá. Promotor de Justiça proibiu o barulho em horários não determinados por conta de reclamação de moradores. ONG que realiza trabalho com crianças decidiu suspender ensaios.

Desde domingo não se ouve em Croatá, na Serra da Ibiapaba, a melodia da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, formada por 40 crianças e adolescentes. Por conta de reclamação de vizinhos da Associação Arte em Pauta, o promotor de Justiça da cidade, Ivan Ribeiro Leitão, proibiu os ensaios fora de horários determinados. Com a proibição, a direção da ONG suspendeu os ensaios.

A discórdia começou em maio deste ano, quando o presidente da associação, Hélio Júnior, foi chamado à Promotoria. As queixas eram os ensaios ininterruptos da orquestra e que, a partir daquela data, deveriam ocorrer apenas em horários determinados.

Hélio conta que os ensaios passaram a ser realizados entre 12h e 12h40min e das 17h30min às 18h, em outro local. Segundo ele, ensaios com alunos iniciantes continuaram ocorrendo de manhã e à tarde. “O promotor pediu que a gente fizesse uma reforma ou procurasse um local adequado

No último domingo, a Polícia foi chamada para cumprir o que foi acordado com o Ministério Público. “A Polícia Militar chegou e pediu para parar o ensaio. O policial até pediu desculpas e disse que queria trazer o filho dele para o projeto”, conta a estudante Jéssica Monteiro, 16, clarinetista da Orquestra.Hélio explica que os ensaios foram suspensos porque, por conta da reincidência em não seguir o acordo, os instrumentos poderiam ser apreendidos e ele responderia criminalmente pelo caso.

O presidente da associação admite que “realmente incomoda o volume dos instrumentos”, mas que deveria ser levado em conta o cunho social do projeto. “A gente quer que as empresas se sensibilizem e que o governo do Estado dê viabilidade de local adequado”, emenda.


ENTENDA A NOTÍCIA

Os ensaios da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, em Croatá, estão suspensos desde que o promotor da cidade proibiu o barulho em horários não determinados. O grupo é formado por 40 crianças e adolescentes.

SAIBA MAIS

Além das atividades de música, a Associação Arte em Pauta realiza atividades de incentivo à leitura e informática. No total, 200 crianças e adolescentes de Croatá integram as atividades da ONG, de acordo com Hélio Júnior. Desse total, 40 são da Orquestra. Também há grupos de ensaios para iniciantes.

A Orquestra Sinfônica Estrelas da Serra já fez turnê pela Serra da Ibiapaba, Sobral e Teresina. Tocou também na recepção do ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo Hélio, as atividades não recebem apoio nem da prefeitura nem do Governo do Estado. Apenas uma empresa de ônibus patrocina as viagens da criançada.

Depois da primeira notificação dando conta do incômodo dos vizinhos com o barulho, os ensaios foram transferidos para outro local. “O pessoal do outro lugar também veio reclamar”, acrescenta Idaiana Ribeiro, da promotoria da Justiça.

A estudante Jéssica Monteiro, 16, conta que o projeto é uma das poucas opções de atividade no município. “O que incomoda meia hora de ensaio? Meu Deus, o que estamos fazendo de errado?”, questiona ela.


Informações do O Povo




Leave a Reply.

    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ