Picture
Foto Vlademir Rocha
O professor Vlademir Rocha, da área de Inglês do campus avançado do Instituto Federal do Ceará (IFCE),  em Tianguá, coordena um coral formado por oito alunos dos cursos Técnico em Informática e Licenciatura em Física.

As atividades do grupo iniciaram em dezembro. A ideia da formação do grupo surgiu após a tradução, em sala de aula, da letra de uma canção da banda irlandesa U-2. O professor propôs aos alunos a ideia de formar um coral para fixar melhor as letras na língua inglesa.

Segundo o Professor Vlademir Rocha, o coral objetiva fixar as letras em inglês, desenvolver potencialidades artísticas e a integração de seus membros. “Através da arte, os alunos absorvem informação de maneira natural e prazerosa. No momento em que recita um poema ou canta uma canção cuja letra é interessante, o aluno, de certa forma, se apodera daquelas palavras”, reforçou Rocha.

O coral ainda não tem nome, mas será escolhido em conjunto com o alunos, é formado pelos seguintes estudantes: Milliane Passos da Silva, Thamires Ferreira de Lima,Vanessa Passos de Jesus, Marcela Fernandes da Costa, Marilene Carneiro dos Santos, Juliana Ferreira Moura, Gerardo Junior de Souza e Otacílio Lopes da Silva.     


Fonte Correio Ibiapaba

(Foto: Vlademir Rocha)

 
Picture

Obra atrasada causa transtornos para moradores e motoristas.
Em local onde devia haver passarela, moradores usam escada improvisada   

As Obras da BR-222, em Tianguá, a 318 km de Fortaleza, deveriam ter terminado em dois anos, mas se arrastam há cinco, causando transtorno para moradores e motoristas.

Para os pedestres passarem de um lado para outro da via, a população colocou uma escada improvisada onde deveria haver uma passarela. “A gente sobe a escada para ficar mais perto. Acho uma falta de vergonha, uma falta de consideração com a população” diz a dona de casa, Roselani Bezerril.

A placa da construtora contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) informa que a obra seria feita em dois anos, com custo de R$ 41.337811,01. O projeto prevê viaduto, passarela e duplicação da BR 222.

No lugar, há uma obra paralisada. A estrutura do viaduto foi iniciada, mas não foi concluída e está servindo agora de estacionamento para os carros. Os motoristas também são obrigados a reduzir a velocidade, além de trafegar no trecho danificado. “Está abandonado há vários anos. Está parado isso aí”, diz o motorista João Paulo Magalhães.

O mato que ficava em frente às casas do trecho foi retirado, mas como o asfalto não foi colocado, ficou muita poeira, motivo para reclamação dos moradores. “É muita poeira mesmo. Até nos copos tem, nos pratos. Em tudo que você imaginar tem. Panela, tudo. Ninguém aguenta”, afirma a dona de casa, Ana Célia, que joga água na frente da casa para aliviar o excesso de poeira.

O Dnit respondeu que o processo de licitação para a conclusão da obra já está andamento em Brasília. Ainda segundo o Dnit, os atrasos da obra estão acontecendo por causa das desapropriações e também das negociações com as concessionárias de serviço público.



Informações do G1
Picture
 
Picture
A guaraciabense Lucinda Marques, diretora da Editora IMEPH, de Fortaleza, quando logo após a abertura da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu dia primeiro deste mês, entregou  à presidenta Dilma Rousseff, os livros "Sou Poeta, Sim Senhor", produzidos por alunos das redes públicas municipais de Iguatu e Euzébio, que fazem parte do projeto “Nas Ondas da Leitura” da Editora IMEPH, João e Maria do poeta cearense Evaristo Geraldo e  A Arca de Noé, do poeta Antônio Francisco, de Mossoró. A presidenta demonstrou muita satisfação em receber os livros da editora e garantiu que vai ler todos eles para o seu neto Gabriel.

Projeto Nas Ondas da Leitura

“O Projeto Nas Ondas da Leitura da Editora IMEPH vem sendo desenvolvido com êxito em vários municípios do Ceará e de outros estados. A Editora em parceria com os municípios, seus gestores, pais e educadores fazem o Projeto acontecer, despertando nas crianças e adolescentes o hábito da leitura e da escrita. Um exemplo disso é o Município do Eusébio (CE), onde o projeto já acontece há mais de 3 anos consecutivos”. 


FONTE:PORTAL O GUARACY
Picture
CRIANÇAS DO PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA
 
Picture
Com Informações da OAB-CE

Com população de mais de 70 mil habitantes e uma forte economia, o município de Tianguá amanhece muitos dias sem juiz. Localizada na Serra de Ibiapaba, a comarca conta com três varas e um juizado especial. No entanto, os advogados e a população têm sofrido com a ausência de magistrados no município.

“De acordo com informações de advogados que atuam na comarca, a 1ª e a 3º Varas de Tianguá não possuem juízes titulares. Na 2ª Vara, a juíza titular encontra-se em férias e não retornará, pois nos próximos meses estará em gozo de licença maternidade”, informa José Navarro, coordenador do Centro de Apoio e Defesa do Advogado, acrescentando que até a presente data o Tribunal de Justiça do Ceará não nomeou magistrado para substituí-la, e, automaticamente está respondendo pela vara o magistrado que também responde pela 3ª Vara.

Ocorre que este magistrado, além dessas duas varas, é titular da Vara Única de Ubajara e ainda responde pela Vara Única de Croatá, ou seja, quatro varas para um único magistrado em três municípios diferentes. “Esta prática de promover juízes sem o necessário envio de novos titulares tem prejudicado a advocacia e a população não apenas nesses municípios citados, mas em todo o interior do Estado”, salienta Navarro.

Ele informa que a OAB-CE encaminhou ofício às autoridades competentes cobrando-lhes solução para esse problema. Paralelamente, a entidade já ingressou com reclamações sobre essa situação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Fonte:http://www.oabce.org.br/conteudo/9735/13092011/Tiangu%C3%A1+sofre+com+a+falta+de+ju%C3%ADzes+titulares.html
 
Picture
Sete das 12 pessoas que haviam sido presas na semana passada sob a acusação de desvio de verbas públicas através de fraudes em licitações no Município de Ibiapina voltaram à liberdade, ontem, após esgotar o prazo de suas prisões temporárias. 

O juiz daquela comarca, Álisson Simeão, não acatou o pedido do Ministério Público, que havia pedido a decretação da custódia preventiva.No mesmo despacho em que indeferiu a decretação das prisões preventivas, o magistrado estabeleceu para os acusados várias medidas cautelares, baseados na nova lei, de número 12.403/2011. 

Carlos Kennedy de Araújo e Rodrigo Fortuna de Araújo estão entre os que ganharam a liberdade.O advogado Leandro Vasques, que faz a defesa de cinco dos 12 acusados declarou que, a decisão do juiz de não decretar a preventiva, "foi lúcida, prudente e revela que o magistrado está, inegavelmente, atualizado com o cenário imposto pela nova lei, e em sintonia com as recentes decisões do STJ". 


Resumida com Informações do Sistema Verdes Mares/DN


MATÉRIA AMPLIADA

O juiz da comarca de Ibiapina não acatou o pedido do Ministério Público de decretar a preventiva dos acusados

Sete das 12 pessoas que haviam sido presas na semana passada sob a acusação de desvio de verbas públicas através de fraudes em licitações no Município de Ibiapina (a 320Km de voltaram à liberdade, ontem, após esgotar o prazo de suas prisões temporárias. O juiz daquela comarca, Álisson Simeão, não acatou o pedido do Ministério Público, que havia pedido a decretação da custódia preventiva.

Os acusados das fraudes estavam detidos na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), nesta Capital, após serem presos durante a operação policial ´Província 2´, desencadeada na manhã do dia 31 de agosto, simultaneamente, em Fortaleza e nas cidades de Tianguá, Ibiapina e São Benedito.

No mesmo despacho em que indeferiu a decretação das prisões preventivas, o magistrado estabeleceu para os acusados várias medidas cautelares, baseados na nova lei, de número 12.403/2011. Entre elas, a de que os acusados devam se apresentar à Justiça mensalmente, forneçam seus respectivos endereços atualizados e não se ausentem da comarca (de Ibiapina) por mais de oito dias.

O magistrado ainda dividiu o caso em três processos. No primeiro, os réus são Raimundo Aguiar Gomes e Sidnei Rodrigues da Silva. No segundo, Carlos Kennedy Santana de Araújo e Rodrigo Fortuna de Araújo. No terceiro, Francisco Ferreira Pinto, Maria Aparecida Ferreira Pinto e Antônia Daniela Gomes Nunes. Os sete, responderão pelos crimes de fraude em certame licitatório, falsificação de documento, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

O advogado Leandro Vasques, que faz a defesa de cinco dos 12 acusados declarou que, a decisão do juiz de não decretar a preventiva, "foi lúcida, prudente e revela que o magistrado está, inegavelmente, atualizado com o cenário imposto pela nova lei, e em sintonia com as recentes decisões do STJ".




Matéria ampliada com informações do Sistema Verdes Mares/Diário do Nordeste
COMENTÁRIOS
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO ACEITOS
 
Picture
"O governador Cid Gomes vai inaugurar, no fim deste mês, dois scanners adquiridos dentro de um pacote de investimentos, da ordem de R$ 200 milhões, tocados pela Secretaria da Fazenda. 

Esses equipamentos serão utilizados para conferir carga dos caminhões que passarem pelos postos de fiscalização do órgão. 

Um scanner, conforme o secretário Mauro Filho, vai operar no Posto da Sefaz em Tianguá (Região da Ibiapaba), enquanto o outro será móvel. 

Esses equipamentos, de última geração, terão condições de detectar cargas de até três milímetros. Por conta disso, adiantou Mauro Filho, apoiarão também as ações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado na luta contra o tráfico de drogas como cocaína.

´Esses scanners detectam até um fio de cabelo numa carga`, diz."

Fonte: Vertical - O Povo


 
Picture
O município de Tianguá tem hoje 569 crianças em situação de trabalho

A constatação é resultado de uma pesquisa realizada por educadores do município que foram capacitados pelo Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). Foram entrevistados 5.333 alunos.

Além das meninas e meninos que disseram trabalhar, outros 275 afirmaram realizar afazeres domésticos na própria casa para ajudar a família. 

Para o procurador do trabalho Antônio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca, a iniciativa dos educadores de Tianguá foi exemplar. Lima comenta que “somente conhecendo o problema é possível traçar planos eficazes para o enfrentamento”.

Tianguá, Sobral, Reriutaba e Aracati são municípios que estão sendo mobilizados pelo Prêmio Peteca, discutindo os males causados pelo trabalho infantil.

Após as discussões sobre o tema trabalho nas salas de aula e em eventos abertos à comunidade, os estudantes estão produzindo tarefas escolares divididas em artes cênicas e visuais, desenho e pintura, composição (música e paródia), literatura de cordel, conto, e histórias em quadrinhos.

O procurador observa que a fase de seleção das melhores tarefas escolares sobre trabalho infantil tem movimentado estudantes, professores e autoridades dos municípios.

Lima antecipa que serão concedidas premiações aos vencedores de cada uma das oito submodalidades do prêmio. Explica que entre os prêmios estarão tablets, iPhones e MP4s.

Fonte: O Povo





 

Teatro Dom Pedro II, inaugurado em 1909, passou 40 anos fechado.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é responsável por obra.


Picture
Cinema deve ser inaugurado em setembro em Viçosa do Ceará (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
Viçosa do Ceará - Após passar por um ano de restauração, o Teatro Dom Pedro II, em Viçosa do Ceará, será entregue à população cearense no fim de setembro. A estrutura passou 40 anos fechada, a restauração foi realizada por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).“É um momento histórico, a expectativa é grande para que seja inaugurado”, diz o servidor público e morador da cidade, Hélio Silva de Oliveira, ansioso por conhecer o espaço que agora será um cineteatro.

O Teatro Dom Pedro II é um dos mais antigos do Ceará. O prédio foi construído em 1909, com 178m², tem espaço para 136 expectadores das peças de teatro e de cinema. “As adaptações (no prédio) seguem as normas brasileiras atuais, o importante é preservar os detalhes antigos da arquitetura”, destaca o gerente da obra, Ronaldo Nunes.

Outras obras
Além do Teatro Dom Pedro II, a cidade de Viçosa do Ceará apresenta outras obras de restauração de prédios por meio do Iphan. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, por exemplo, está com a reforma em fase de conclusão. A Igreja foi construída há 311 anos.




Informações do G1

Picture
 
Picture
Na foto estudantes em manifestação a favor da Universidade Federal da Ibiapaba
Tianguá - Milhares de pessoas foram à praça dos eucaliptos em Tianguá para acompanhar o desfile do dia 7 de setembro. Logo cedo, pouco antes das 7h da manhã, já chegavam pessoas para acompanhar a parada. O Desfile cívico contou com a brilhante participação da Orquestra Filarmônica de Tianguá que é regida por o Maestro Ângelo Moita. 

No palco de autoridades estavam presentes a prefeita municipal de Tianguá Natália Felix, o comandante da 2ª Companhia do 3ºBPM (Tianguá) Capitão PM Arturnane, vereador Pierre Costa, o chefe de gabinete da prefeitura de Tianguá Luiz Menezes e outras autoridades municipais.

Desfilaram estudantes de escolas municipais e estaduais, o batalhão de polícia militar, jovens do Corpo de Bombeiros e agentes da Guarda Municipal. Receberam destaque especial alunos da escola pública municipal que manifestaram-se com faixas em favor da instalação da Universidade Federal da Ibiapaba.
Picture
Picture
Picture
Picture
 
Três promotores começam a ouvir, nesta quinta-feira (1º) em Fortaleza, os depoimentos das 12 pessoas presas pela Polícia Federal na “Operação Província 2”, deflagrada nesta quarta-feira (31) nas nas cidades de Tianguá, Ibiapina e São Benedito. A operação investiga supostos esquemas de fraude em licitações.

O desvio de verba, segundo o promotor de Justiça Ricardo Rocha, era feito por meio de licitações superfaturadas para serviço de festas e eventos e aluguel de transportes. Ao todo, a promotoria de Justiça suspeita que o desvio chegue a R$ 25 milhões. Foram expedidos 13 mandados de prisão preventiva. Entre os presos estavam empresários, secretários municipais e funcionários de comissões de licitação. Um suspeito não foi encontrado e é considerado foragido.

O prefeito de São Benedito, Júnior Brandão, afirma que acionou a Comissão de Licitação da cidade para analisar os processos licitatórios vencidos pelas empresas suspeitas de fraude. Até o início desta tarde, segundo o prefeito, não foram detectados indícios de fraude. Júnior Brandão diz também que a maior parte das licitações do município são realizadas por meio de pregões, para dificultar fraudes.

A prefeita de Tianguá, Natália Félix, diz que não há indícios de fraude na prefeitura da cidade. A prefeita afirma também que a operação da Polícia Federal só foi efetuada em Tianguá porque uma das empresas suspeitas de superfaturamento é sediada no município. Natália acrescenta ainda que está à disposição da Justiça para colaborar com as investigações.

O secretário de Administração da Prefeitura de Ibiapina
, Luiz Bezerra França, diz que não indícios de irregularidade em convênios da Prefeitura "nem com as empresas que foram alvo de investigação nem com nenhuma outra empresa que trabalha com a Prefeitura de Ibiapina.


Informações do G1


    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ