Depois de conseguir na Justiça que a operadora de plano de saúde de Sobral autorizasse o procedimento, o servidor público municipal de iniciais M.F.S. foi submetido à cirurgia de redução de estômago (Bariátrica) nessa terça-feira (22/03).

Entenda a notícia:

 Ao realizar exames de rotina no paciente, os médicos constataram que o mesmo era portador de várias patologias oriundas de sua obesidade, entre elas, hipertensão arterial e diabetes em níveis elevados.Diante do quadro, os médicos recomendaram que ele fizesse, urgentemente, cirurgia bariátrica, sob pena de risco de morte, conforme relatório juntado ao processo.

Do pedido para o plano de saúde:

O paciente ao solicitar a cirurgia foi negado.A operadora de plano de saúde  informou que o cliente, ao assinar o contrato, já era portador de obesidade, tratando-se, portanto, de doença preexistente. Disse ainda que só poderia autorizar após decorrido 24 meses de carência, prazo esse que ocorrerá em abril de 2012.

Da ação judicial:

Em virtude da situação o paciente M.F.S ajuizou ação de obrigação de fazer, requerendo autorização para o procedimento. No dia 1º de março, o magistrado entendeu que “não assiste razão à cooperativa médica, uma vez que a responsabilidade civil objetiva prevalece nas chamadas relações consumeristas”. Além disso, explicou que a operadora de plano de saúde em questão "assumiu integralmente o risco de natureza objetiva quando recebeu em seus quadros um paciente que, em tese, era portador de doença preexistente”.

O que é cirurgia bariátrica? ( Contribuição de Alexandro Vasconcelos)

É uma cirurgia para diminuição do estômago, aplicada a pacientes que possuem índice de massa corporal (IMC) com valores superiores a 40Kg/m2.Existem dois tipos de cirurgia bariátrica.No primeiro tipo há redução do estômago e no segundo que consiste  na cirurgia desabsortiva, nessa cirurgia o paciente terá mais liberdade de comer maior quantidade de alimento, já que não ocorre grande diminuição do estômago, o que é feito aqui é um grande desvio de alimento para o intestino grosso, diminuindo assim a absorção de nutrientes.Nesses obesos as  ocilações de peso, além do potencial genético, agravam o quadro clínico. Pacientes que possuem IMC muito elevado são classificados em obesos grau 3. As doenças associadas a esse tipo de obesidade são : Hipertensão arterial, artropatias,dislipidemias, diabetes  e disfunções respiratórias . Esse conjunto de problemas recebe a denominação de "obesidade morbida" termo esse que encontra-se em abandono.

O IMC ( Índice de massa corporal ) é uma forma de medida para determinar se uma pessoa está fora dos padrões de peso ideal.

Calculado da seguinte forma: Basta dividir seu peso em quilogramas por sua altura ao quadrado( altura multiplica por ela mesma )

RODOLFO LOPES
6/2/2011 01:31:58 am

Parabéns à Justiça que fez seu papel!

Reply



Leave a Reply.

    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ