Picture
Transplante Cardíaco - Foto: SBCC
Um agricultor recebeu novo coração e decidiu doar o órgão antigo. As válvulas cardíacas dele estão armazenadas esperando receptores


Ganhar nova vida a partir da solidariedade alheia e ainda se fazer solidário. Assim, como retribuição, Antônio Alcélio da Silva, 49, decidiu dar um sentido ao órgão que, para ele, já não mais servia. Após receber um novo coração, em cirurgia no último domingo, o agricultor de Moraújo, doou aquele que lhe permitiu viver bem durante muitos anos. O coração de Antônio, mais exatamente as válvulas aorta e pulmonar dele, darão saúde a dois pacientes. 

Segundo Valdester Cavalcante Pinto Junior, médico do Hospital de Messejana (HM) Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e responsável pelo transplante de Antônio, as válvulas, espaços que garantem o fluxo de sangue no coração, poderão ser colocadas em outras duas pessoas. “Esse paciente tinha uma doença coronariana, o coração estava ficando com pouco sangue e perdendo a função. Mas só o músculo estava danificado. As válvulas estavam normais”, explica o médico.

Por isso, elas foram preservadas e enviadas para o Banco de Tecidos da Santa Casa de Curitiba, no Paraná, única unidade do País capaz de guardar corretamente as válvulas humanas, conforme Valdester.

São problemas congênitos e doenças que afetam o coração, como a febre reumática, que danificam o funcionamento das válvulas e obrigam a realização de cirurgia. Segundo o médico, não é raro realizar a renovação das válvulas. “Com órgãos sólidos, como pulmão, coração, pâncreas, eles têm que estar vivos para plenitude de função. Colocando no gelo, morre parte do tecido, e eles precisam estar com função normal. A válvula não precisa estar viva em sua plenitude”, cita.

 Fila de espera

“O coração não vai para o lixo. Conforme a família for abordada, a gente pode aproveitar as válvulas. E a fila de crianças precisando de válvulas humanas é grande. No Hospital de Messejana, são 30”, comenta Valdester Cavalcante, que também chefia a cirurgia cardíaca pediátrica do HM. Conforme o médico, as válvulas retiradas no domingo não puderam ser utilizadas nos pacientes do HM por serem incompatíveis.
 

Na quinta-feira da semana passada, um menino de 11 anos recebeu uma válvula pulmonar no HM. Ele nasceu com uma doença que fechava o compartimento. O garoto passa bem e se recupera da cirurgia no HM.


ENTENDA A NOTÍCIA
A doação do coração de um transplantado é possível quando as válvulas cardíacas, tecidos que permitem fluxo sanguíneo, não foram danificadas pela doença. As válvulas retiradas permanecem em um banco de tecidos até que um paciente compatível seja encontrado.

SAIBA MAIS 

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, os dados das coletas de válvulas cardíacas no Ceará não estão contabilizados.

“Mas acontece com certa frequência. A maioria (dos pacientes) a gente já conversa no ambulatório preparando para que quando recebam também façam ato de doação”, comenta.

Para Eliana, escolher doar o órgão doente é uma forma de agradecer pela nova vida que chega. “A melhor forma de retribuir é fazendo um ato de amor e cidadania”.

Antônio Alcélio se recupera do transplante no Hospital de Messejana. Ele sofria de miocardiopatia isquêmica e estava em estado gravíssimo antes da cirurgia.

As válvulas do coração de Antônio ficarão no Banco de Tecidos da Santa Casa de Curitiba à disposição de qualquer paciente do País.

Em 1997, o Ceará registrou a primeira doação de válvulas cardíacas realizada por um transplantado. Na época, O POVO noticiou o encontro entre o doador piauiense Manuel Francisco do Nascimento, que dias antes recebera um novo coração, e o garoto Davi Farias Andrade, que recebeu a válvula pulmonar de Manuel.

SERVIÇO
Hospital de Messejana
A unidade é referência em transplante cardíaco
Endereço: Avenida Frei Cirilo, 3.480 - Messejana
Contato: (85) 3101 4075
Outras informações: www.hm.ce.gov.br


Fonte: O Povo


3/25/2012 12:43:23 pm

Good info dude

Reply
4/24/2012 05:15:28 pm

Nice post bro

Reply
5/29/2012 09:58:01 pm

THX for info

Reply



Leave a Reply.

    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ