Mais um esquema de fraudes em licitações e desvio de verbas públicas envolvendo prefeituras do interior do Estado veio à tona e foi desarticulado no Ceará. Desta vez, a operação Província II, uma ação conjunta da Polícia Federal, Controladoria Geral da União (CGU) e Procuradoria dos Crimes Contra à Administração Pública (Procap) prendeu, ontem, nos municípios de Ibiapina, São Benedito e Tianguá, 12 pessoas apontadas de envolvimento no caso.

Dentre os presos estão Gilberto Moita Filho e Vitor de Castro Moita, ambos filhos do ex-prefeito do município de Tianguá, Gilberto Moita. A família já havia sido presa em junho, acusada de “chefiar” fraudes em processos licitatórios de serviços de transporte escolar no município de Santana do Acaraú.

Na operação de ontem, que cumpriu 12 dos 13 mandados de prisão expedidos pela Justiça, também foram capturados Carlos Kennedy Fortuna de Araújo, Rodrigo Fortuna de Araújo, Maria Aparecida Ferreira Pinto, Sidney Rodrigues da Silva, Edgley Franklin, Francisco Reginaldo Rodrigues Nunes, Raimundo Aguiar Gomes, Francisco Ferreira Pinto e Antônia Daniele Nunes. Uma pessoa ainda não foi presa, porque havia viajado para o Piauí.

Segundo o titular da Delegacia de Capturas, Tarcísio Coelho, os acusados estão presos na unidade, em Fortaleza, desde às 16 horas de ontem e deverão ser ouvidos hoje pela Procap.

Empresas envolvidas

As empresas de razão social Francisco Reginaldo Rodrigues - ME e Alocar Veículos, ambas pertencentes ao grupo dos Moita, estão sendo alvo de investigações. Além delas, a Viçosel Serviços, que sozinha faturou quase R$ 8 milhões em 2010 com locação de veículos para as Prefeituras de Tianguá e Ibiapina, teve documentos e equipamentos apreendidos na operação e seus dois sócios, Carlos Kennedy Fortuna de Araújo e seu irmão Rodrigo Fortuna de Araújo, foram presos.
No ramo de eventos, as empresas investigadas são a Mega Produções e Eventos, de propriedade de Francisco Ferreira Pinto e Antônia Daniele Nunes; MAF Pinto, de Maria Aparecida Ferreira Pinto; AS Produções, pertencente a Sidney Rodrigues, e R. Aguiar Gomes, que atua com festas e eventos. Ao todo, o rombo pode chegar a R$ 15 milhões.

ENTENDA A NOTÍCIA

Nos últimos dois anos, a Procuradoria dos Crimes Contra à Administração Pública (Procap) denunciou esquemas de corrupção que afetaram pelo menos sete gestões municipais e vem repercutindo até hoje.

ACUSADOS PRESOS

Carlos Kennedy Fortuna de Araújo - Sócio da empresa Viçosel Serviços


Rodrigo Fortuna de Araújo - Irmão de Carlos Kennedy e sócio da Viçosel


Maria Aparecida Ferreira Pinto - Proprietária da empresa de eventos MAF Pinto.


Sidney Rodrigues da Silva - Proprietário da empresa de eventos AS Produções.


Edgley Franklin - Pregoeiro da Prefeitura de Ibiapina.


Francisco Reginaldo Rodrigues Nunes - Proprietário da empresa de locação de veículos Francisco Reginaldo Rodrigues - ME.


Raimundo Aguiar Gomes - Poprietário da empresa de eventos R. Aguiar Gomes.


Francisco Ferreira Pinto - Poprietário da empresa de eventos Mega Produções e Eventos.


Antônia Daniele Nunes - Poprietária da empresa de eventos Mega Produções e Eventos.

Gilberto Moita Filho - Acusado de envolvimento com a Alocar Veículos. 

Vitor Moita - Irmão de Gilberto, envolvido com a Alocar Veículos.

Ranne Almeida
[email protected] 

De camarote
9/1/2011 02:54:31 am

Isso é só o começo....quando esses ja tiverem com 3meses dentro da cadeia, eles começaraão a entregar o restantes...Que sirva para a evoluçao de cada um, pq só colhemos o que plantamos.

Reply
CLAUDIO VIEIRA
10/6/2011 07:23:56 am

E VERGONHOSO VER ESSE TIPO DE COISA ACONTECER EM PLENO SECLO XXI, E MAS PURA VERDADE BATENDO NA CARA DE QUEM NAO ACREDITA QUE JUSTIÇA TEM PODER DE PUNIR QUEM MERECE , TA AI O EXENPLO PARA OS ADMINASTRADORES QUE ACHA QUE A CORRUPÇAO FICA EM PUNI .PARABEMS, SELIGA POLITICOS O NOME E TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIAO.

Reply



Leave a Reply.

    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ