Picture
Deputada Mirian em discurso no Plenário 13 de Maio
A deputada Mirian Sobreira (PSB) ocupou na manhã do dia (11/08) a tribuna do Plenário 13 de Maio, onde abordou a audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa realizada no município de Ubajara. O evento tratou sobre a possível implantação da Universidade Federal da Ibiapaba (UFI). Atualmente os universitários daquela região estudam em Sobral. Mirian destacou as dificuldades e o risco que os alunos enfrentam com o transporte. 

O debate foi uma solicitação de Mirian, presidente da Comissão, atendendo ao pleito do Conselho de Desenvolvimento da Ibiapaba (Conderi). Ela destacou a presença dos deputados Moésio Loiola (PSDB), Lula Morais (PCdoB), Dedé Teixeira (PT), Fernanda Pessoa (PR) e Sérgio Aguiar (PSB) no evento. “A participação mais importante foi o grande número de estudantes”, observou a parlamentar. 

“Os jovens ainda estudam em Sobral e isso tem causado um grande transtorno por causa do perigo. Eles são transportados durante a noite. Além disso, os pais não têm como pagar o transporte desses alunos”, informou a deputada. Mirian destacou, ainda, que os estudantes reclamam por passarem mais tempo dentro dos ônibus do que nas salas de aula. 

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (PSDB) observou a importância de que haja o reconhecimento da Serra da Ibiapaba como uma nova região. “Essa é uma imposição. Pela sua riqueza e dificuldades que enfrenta, a Serra merece um tratamento melhor”, disse. 

O deputado Dedé Teixeira (PT) louvou a iniciativa do Conderi e da Comissão presidida por Mirian. Ele estacou as articulações para a implantação da universidade. “Essa visão estratégica é muito importante para a cultura nordestina”, afirmou. Além disso, também lembrou da luta do Governo Federal pela expansão das universidades públicas. Segundo ele, “Isso nunca foi visto em outros governos. Doze novas universidades já foram criadas, incluindo a Unilab”, observou. 

Mirian Sobreira falou da necessidade de criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas. “Essa implantação de Universidades é importante para que o interior possa crescer junto com a capital”, apontou a deputada. 

Ela também destacou que o MEC não consegue viabilizar a liberação do dinheiro para que a região da Ibiapaba faça o estudo técnico para avaliar a possibilidade de instalação da universidade. “Essa é uma etapa que não foi conseguida. Convido os deputados a nos ajudar nessa luta”, concluiu. 
MR/CG 

FONTE:Assembléia Legislativa do Estado do Ceará



Leave a Reply.

    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ