Picture
Técnico Ferdinando Teixeira/ Foto: Roberto Ranulfo/GLOBOESPORTE.COM
Subir para uma outra divisão do Campeonato Brasileiro não é novidade para o atual técnico do Fortaleza, Ferdinando Teixeira. O treinador conversou com exclusividade com o Globoesporte.com, relembrando a última vez em que o Fortaleza subiu para a segunda divisão do futebol brasileiro, sonho acalentado pelo Tricolor neste ano.

Com alguns acessos na carreira, o treinador do Leão já realizou o feito também pelo atual clube, mesmo que não tenha sido dentro de campo. O objetivo da equipe, conquistar o acesso para a Segundona, já foi realizado pelo mesmo Ferdinando em 2000, na chamada Copa João Havelange, quando o Fortaleza foi convidado e disputou o Módulo Amarelo, equivalente à Segundona.

Fortaleza é incluído na Copa João Havelange

No final do Campeonato Brasileiro de 1999, o Gama-DF contestou o rebaixamento. Na época, houve um remanejamento de pontos no STJD, a favor do Botafogo, que causou a queda para a segunda divisão da equipe do Distrito Federal. Por meio da justiça comum, o Gama conquistou êxito e foi incluído no módulo verde (referente à primeira divisão do Campeonato Brasileiro) da Copa João Havelange, torneio criado pelo Clube dos 13, que depois foi oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Fortaleza, juntamente com Caxias, Náutico e Figueirense foram convidados e partiparam do torneio, apesar de nenhuma dessas equipes terem ido à final da Série C do Brasileiro de 1999.

- Subimos pelo desempenho do clube no outro ano, então foi como um prêmio. Valeu a pena todo o esforço que foi feito, pois ganhamos a possibilidade de disputar a Segunda Divisão por melhor desempenho e melhor participação da torcida nos estádios – relembrou o atual técnico do Fortaleza, Ferdinando Teixeira.

O treinador relembra que a situação no clube não era das melhores. Apesar do descontentamento da torcida e de problemas na diretoria, o Leão conseguiu fazer uma boa campanha.

- Foi ótimo. Pegamos o Fortaleza numa situação muito difícil com a direção e a torcida. Depois de um longo tempo, voltamos a ganhar o Estadual, fomos vice-campões do Nordeste e subimos para a Série B, que na época era a Copa João Havelange – disse o treinador.

Hora de repetir o feito


Há pouco mais de 40 dias como comandante do Fortaleza, Ferdinando diz que tem tudo para repetir o feito de 2000 e levar o Tricolor novamente à Série B do Campeonato Brasileiro.

- Acredito muito que temos força para repetir o feito. A torcida e essa diretoria estão fazendo tudo certo. O grupo de jogadores é muito bom e, principalmente, os atletas estão focados. Pode ser que não dê certo porque futebol tem de tudo, mas o trabalho está sendo feito de forma correta. E espero que, a partir de sábado (quando o Fortaleza estreia na Série C, contra o CRB, fora de casa), a gente comece a caminhada pra valer em busca do acesso, pois, com todo o respeito, o Fortaleza não é time pra ficar na Série C.

O Fortaleza estreia na Terceirona, neste sábado, contra o CRB-AL, no Estádio Rei Pelé, às 16 horas (de Brasília).



INFORMAÇÕES GLOBO ESPORTE



Leave a Reply.