FOTOS: O POVO

O começo de tudo se deu em maio de 2009, quando os atletas disputaram um amistoso no Dia do Trabalhador. A partir daí, estava criado o Rapadura Cearense, primeiro e único time de futebol do Estado formado por anões. Apaixonados pelo jogo, eles levam alegria e espírito esportivo por onde passam. 

De 2009 para cá, o Rapadura Cearense se transformou em atração em amistosos, participações em eventos culturais, beneficentes e esportivos. O maior feito foi a conquista de um título brasileiro, o Desafio de Gigantes, disputado em novembro de 2009, no Rio de Janeiro. Na época, os jogadores cearenses foram até tema de reportagem do programa Pânico na TV, da Rede TV!

A formação do Rapadura Cearense nasceu da ideia do técnico Luciano Martins e dos atletas Faltino Filho e Guilherme Negreiros. O time é formado por 18 atletas e comissão técnica de quatro profissionais. Os treinos ocorrem aos sábados numa escola da Parangaba.


Luciano já tinha tentado implantar o projeto no Rio e em Brasília. Veio conseguir no Ceará. “Sempre quis antes mesmo de entrar na faculdade”.

Hoje, o grupo é sucesso garantido em apresentações. Este ano, o Rapadura Cearense já marcou presença em eventos como um jogo beneficente do projeto Pequeno Nazareno. O amistoso foi realizado no ginásio do Colégio Juvenal de Carvalho, quando a equipe jogou contra a equipe dos meninos do Pequeno Nazareno. Placar de 4 a 3 para o Rapadura Cearense.

Este ano, Guilherme Negreiros foi convidado para ministrar palestra sobre atendimento a deficientes no Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT). O objetivo foi mostrar o que a pessoa com deficiência espera encontrar quando vai a um balcão de atendimento.

AMISTOSO BENEFICENTE

A principal vitória do time este ano foi os 4 a 3 sobre equipe de crianças do projeto Pequeno Nazareno, em jogo beneficente.18 jogadores e quatro profissionais de comissão técnica compõem o Rapadura Cearense, que treina em escola da Parangaba.



Rogério Gomes

Informações O Povo

 
O presidente Osmar Baquit confirmou mais duas aquisições do Fortaleza para a Série C do Campeonato Brasileiro. O meia-atacante Zé Augusto chega nesta terça-feira para reforçar a equipe.

Sobre Zé Augusto, Baquit foi simples e direto no seu comentário sobre a contratação do jogador.

- É um atleta bem rápido e que pode nos dar mais poder de fogo no setor ofensivo - pontuou o presidente do Leão do Pici.



INFORMAÇÕES GLOBO ESPORTE

 
Na tarde deste domingo, no Estádio Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará não conseguiu quebrar a série de derrotas e perdeu a terceira seguida, dessa vez contra o Santos. Apesar de chegar a dominar o jogo no primeiro tempo, a equipe paulista, sem Neymar, conseguiu marcar em jogada bem trabalhada de Elano e Arouca, finalizando no gol de Borges.

Apesar da série de três derrotas seguidas, o goleiro Diego, que proporcionou um milagre no jogo deste domingo ao defender um chutaço de Elano dentro da grande área, disse que a equipe jogou de igual para igual com o Santos.

- Acho que jogamos bem. Infelizmente perdemos a partida, mas o Ceará vinha de duas goleadas sofridas, dois jogos muito ruins. Hoje, pelo menos, conseguimos jogar de igual para igual e poderíamos ter feito o gol no primeiro tempo. Não fizemos. Mas o Ceará tem que continuar com esse espírito para a continuidade do Brasileirão - disse o goleiro do Ceará Diego.

Na mesma linha de pensamento do goleiro, o técnico Vágner Mancini disse que a equipe jogou bem e afirmou que, apesar da terceira derrota seguida, o time não irá desprivilegiar a Copa Sulamericana, e disputará as duas competições com força total.

- O time não vem jogando mal. Mesmo com as duas derrotas sofridas para Fluminense e Avaí, o grupo não se abateu contra o Santos. Dá para nós ficarmos entre os dez no Campeonto Brasileiro e chegar longe na sulamericana. Para isso, temos que usar o nosso melhor time com inteligência - declarou Vágner Mancini, técnico do Ceará.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Vovô enfrenta o Corinthians, também no Pacaembu, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).



Informações Globo Esporte
 
Picture
Técnico Ferdinando Teixeira/ Foto: Roberto Ranulfo/GLOBOESPORTE.COM
Subir para uma outra divisão do Campeonato Brasileiro não é novidade para o atual técnico do Fortaleza, Ferdinando Teixeira. O treinador conversou com exclusividade com o Globoesporte.com, relembrando a última vez em que o Fortaleza subiu para a segunda divisão do futebol brasileiro, sonho acalentado pelo Tricolor neste ano.

Com alguns acessos na carreira, o treinador do Leão já realizou o feito também pelo atual clube, mesmo que não tenha sido dentro de campo. O objetivo da equipe, conquistar o acesso para a Segundona, já foi realizado pelo mesmo Ferdinando em 2000, na chamada Copa João Havelange, quando o Fortaleza foi convidado e disputou o Módulo Amarelo, equivalente à Segundona.

Fortaleza é incluído na Copa João Havelange

No final do Campeonato Brasileiro de 1999, o Gama-DF contestou o rebaixamento. Na época, houve um remanejamento de pontos no STJD, a favor do Botafogo, que causou a queda para a segunda divisão da equipe do Distrito Federal. Por meio da justiça comum, o Gama conquistou êxito e foi incluído no módulo verde (referente à primeira divisão do Campeonato Brasileiro) da Copa João Havelange, torneio criado pelo Clube dos 13, que depois foi oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Fortaleza, juntamente com Caxias, Náutico e Figueirense foram convidados e partiparam do torneio, apesar de nenhuma dessas equipes terem ido à final da Série C do Brasileiro de 1999.

- Subimos pelo desempenho do clube no outro ano, então foi como um prêmio. Valeu a pena todo o esforço que foi feito, pois ganhamos a possibilidade de disputar a Segunda Divisão por melhor desempenho e melhor participação da torcida nos estádios – relembrou o atual técnico do Fortaleza, Ferdinando Teixeira.

O treinador relembra que a situação no clube não era das melhores. Apesar do descontentamento da torcida e de problemas na diretoria, o Leão conseguiu fazer uma boa campanha.

- Foi ótimo. Pegamos o Fortaleza numa situação muito difícil com a direção e a torcida. Depois de um longo tempo, voltamos a ganhar o Estadual, fomos vice-campões do Nordeste e subimos para a Série B, que na época era a Copa João Havelange – disse o treinador.

Hora de repetir o feito


Há pouco mais de 40 dias como comandante do Fortaleza, Ferdinando diz que tem tudo para repetir o feito de 2000 e levar o Tricolor novamente à Série B do Campeonato Brasileiro.

- Acredito muito que temos força para repetir o feito. A torcida e essa diretoria estão fazendo tudo certo. O grupo de jogadores é muito bom e, principalmente, os atletas estão focados. Pode ser que não dê certo porque futebol tem de tudo, mas o trabalho está sendo feito de forma correta. E espero que, a partir de sábado (quando o Fortaleza estreia na Série C, contra o CRB, fora de casa), a gente comece a caminhada pra valer em busca do acesso, pois, com todo o respeito, o Fortaleza não é time pra ficar na Série C.

O Fortaleza estreia na Terceirona, neste sábado, contra o CRB-AL, no Estádio Rei Pelé, às 16 horas (de Brasília).



INFORMAÇÕES GLOBO ESPORTE
 
Picture
MARCELO NICÁSIO COMEMORA O SEU GOL/FOTO:AGÊNCIA ESTADO
A crise está definitivamente instalada no Atlético-MG, e o responsável por isso é a carroça desembestada do Ceará. Enquanto o time mineiro chegou a sua sexta partida sem vitória no Brasileirão, sendo a terceira derrota consecutiva, e se aproximou da zona de rebaixamento, o Vozão aproveitou a força de sua torcida no estádio Presidente Vargas para engatar a terceira e se recuperar do tropeço diante do Coritiba. Marcelo Nicácio, Boiadeiro e Osvaldo fizeram os gols da vitória por 3 a 0.

O Ceará agora é o 11º colocado no Brasileirão, com dez pontos. No entanto, pode perder até duas posições caso Coritiba e Santos vençam Figueirense e Fluminense, respectivamente. Na próxima rodada, o Vozão enfrenta o Figueira no Orlando Scarpelli, domingo, às 18h30m (de Brasília).

O Atlético-MG, com oito pontos ganhos, encontra-se na 15ª posição, e a situação pode ficar ainda mais complicada. Caso Atlético-GOm Coritiba e América-MG vençam Botafogo, Figueirense e Palmeiras, respectivamente, o time entra na zona de rebaixamento - na verdade, bastam dois dos três resultados possíveis para o Alvinegro mineiro parar no Z-4. No domingo, o time encara o Coelho, às 18h30m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Começo arrasador

O Ceará começou o jogo de forma avassaladora. No embalo da torcida, que lotou o Presidente Vargas, o Vozão encurralou o Atlético-MG no campo de defesa, não deixando o time mineiro respirar. Logo aos três minutos, abriu o placar com Marcelo Nicácio, que aproveitou rebote de Giovanni, após chute de Thiago Humberto.
O gol não diminuiu o ímpeto dos anfitriões, que continuaram em cima do Galo, usando principalmente o setor esquerdo de seu ataque, onde Vicente dava um baile no jovem Roger. No meio, Thiago Humberto era o maestro do time cearense, acionando os laterais Boiadeiro e Vicente constantemente, e municiando Osvaldo e Nicácio,a dupla de ataque do Vozão.

Pelos lados do Galo, a coisa estava feia. O time era demasiadamente lento na saída da defesa para o ataque. Guilherme, muito isolado, não conseguia prender a bola na frente, o que permitia ao Ceará estar constantemente atacando. O primeiro chute a gol com perigo do Atlético-MG só veio aos 33 minutos, com Renan Oliveira.

A vitória parcial do Ceará na primeira etapa fez justiça ao time que mais procurou o ataque e tentou o gol. O único fato a se lamentar pelos lados do Vozão foi a saída do autor do gol ainda no primeiro tempo. O atacante sentiu uma lesão muscular.

Mais dois para a conta

O segundo tempo também começou movimentado. A diferença é que o Atlético-MG também jogava, não se limitando a ser apenas coadjuvante das ações do Ceará. Se Fernando Henrique foi um espectador privilegiado nos primeiros 45 minutos, na etaá final teve de trabalhar e suar a camisa.

Com a contusão de Guilherme, no fim do primeiro tempo, Dorival Júnior mandou Magno Alves a campo, além de Wesley ter entrado no lugar do pouco produtivo Richarlyson. O Atlético-MG voltou ao 4-4-2 e, se não era brilhante em campo, pelo menos tentava o ataque com mais frequência.

Mas o Ceará continuava pressionando, buscando sempre o ataque e aproveitando os espaços que o Atlético-MG dava para os contra-ataques. Foi assim que surgiu o segundo gol. Vicente cruzou na área, e Boiadeiro empurrou para as redes de Giovanni.

O segundo gol desmontou o Galo, que abriu ainda mais espaços na defesa. Osvaldo aproveitou e fez um golaço, ao driblar dois marcadores em velocidade e tocar na saída do goleiro. Com os 3 a 0 no placar e a vitória assegurada, o Ceará passou a tocar a bola, enquanto o Atlético-MG tentava diminuir o placar desordenadamente. Sem sucesso.


INFORMAÇÕES DO GLOBO ESPORTE

 
Na escalação do Grêmio para a partida contra o Botafogo, a lista de 11 titulares só trazia Lins como atacante e um meio-campo fortalecido na marcação. Ainda no primeiro tempo, Renato Gaúcho tirou Marquinhos, lesionado, e colocou Roberson, abrindo mão do esquema com somente um jogador de frente. Depois da derrota por 2 a 1 para o Alvinegro neste domingo, no Engenhão, o técnico defendeu-se dos questionamentos sobre suas opções e substituições.

- Quando o Marquinhos saiu, continuamos com o mesmo esquema, pois o Roberson fez a meia. No ano passado, quando cheguei, o time jogava com quatro ou cinco cabeças-de-área. Coloquei o time para frente, classificamos para a Libertadores. Burro, eu não sou. Contra o Botafogo, entramos com um jogador de ataque e tivemos as três chances mais claras de gol durante a partida – justificou o técnico.

Renato Gaúcho lamentou as chances desperdiçadas, e disse que nem sempre é possível se deparar com a qualidade de um argentino que está na crista da onda.

- Em todo o mundo, jogadores desperdiçam chances de gol. Treinar a gente treina. Quando aparece uma oportunidade, vai da qualidade de cada um. Não encontramos um jogador como o Messi a toda hora – declarou o técnico.

Na quarta-feira, o Grêmio enfrentará o Avaí, no Estádio Olímpico. Giilberto Silva e Miralles, novos reforços do time, ainda não têm previsão de estreia.


Informações do G1
 
Picture
Em partida realizada no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE, o Ceará venceu o Palmeiras pelo placar de 2 a 0, na tarde deste domingo, válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. Com o resultado, o Vozão chegou aos sete pontos e está na 13ª colocação. Já o Palmeiras segue com 11 pontos, agora na terceira posição.

Na próxima rodada, o Ceará enfrentará o Coritiba, na próxima quinta-feira, às 19h30, no estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR. Enquanto isso, o Palmeiras recebe o Atlético/GO, no estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP, no mesmo dia e horário.

O JOGO

O Palmeiras começou levando perigo no primeiro minuto de partida, Wellington Paulista tocou de cabeça e o goleiro Fernando Henrique fez grande defesa. Pouco depois, o Ceará melhorou no jogo e abriu o placar aos sete minutos, após cobrança de escanteio de Thiago Humberto, Washington chegou tocando de cabeça e mandou para as redes, abrindo o placar.

Após sofrer o gol, o Palmeiras chegou até levar perigo com o atacante Kléber, mas a defesa do Ceará conseguia se sobressair. Em outra chance, Cicinho chutou para fora. O Ceará voltou a dominar as ações e aos 45 minutos ampliou a contagem com Thiago Humberto, em chute cruzado, sem chances para Marcos.

Na segunda etapa, o Ceará seguiu melhor e aos seis minutos teve chance de ampliar o placar, Thiago Humberto chutou firme e a bola foi na trave, no rebote, Washington chutou por cima. Pouco depois, o Palmeiras quase diminuía o placar, mas Chico livre de marcação mandou longe do gol de Fernando Henrique.

Com a vantagem no placar, o Ceará começou a cadenciar a partida, já o Palmeiras tentava sem sucesso um gol que poderia incendiar a partida. Aos 35 minutos, Vicente chutou firme e a bola passou perto. No último lance do jogo, Osvaldo fez grande jogada e mais uma vez a trave ajudou o Palmeiras a não perder por um placar maior.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ-CE 2 X 0 PALMEIRAS-SP

Competição: Campeonato Brasileiro da Série A de 2011 – Sexta Rodada
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE
Data e Horário: 26/06/2011, às 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes-PR (Fifa); auxiliado por Gilson Bento Coutinho-PR e José Amilton Pontarolo-PR
Gols: Washington e Thiago Humberto (Ceará-CE)

Ceará-CE: Fernando Henrique; Boiadeiro (Diego Macedo), Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, Heleno, João Marcos e Thiago Humberto (Iarley); Osvaldo e Washington (Geraldo). Técnico: Vágner Mancini.

Palmeiras-SP: Marcos; Cicinho (Patrik), Leandro Amaro, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln (Adriano); Kleber e Wellington Paulista (Vinicius). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Com informações do Fut Net



 
O departamento de futebol do Flamengo decidiu emprestar o lateral-esquerdo Egídio para o Ceará até o fim da temporada. A decisão causa surpresa, já que o jogador vinha sendo escalado por Vanderlei Luxemburgo no time de reserva, na condição de substituto imediato de Junior Cesar, recém-contratado.


Enquanto isso, Rodrigo Alvim, que ganha um salário quase três vezes maior que o do companheiro e sequer participava dos coletivos, continua no clube.


Informações do Globo Esporte
 
Picture
Foto/Globo Esporte

O jogador kaká é natural de Tianguá, cidade serrana do Ceará.


Ronaldinho Gaúcho e Kaká juntos no Ninho do Uburu. Na manhã desta quarta-feira, o camisa 10 do Flamengo treinou com um xará do ex-companheiro de Seleção Brasileira e Milan-ITA. Entre as três idas e vindas do Rubro-Negro ao Ceará para enfrentar Fortaleza, Horizonte e Ceará pela Copa do Brasil, o departamento de futebol acertou a contratação por empréstimo gratuito de Kaká, do Tiradentes. 

O meia trabalhou pela primeira vez com o grupo de profissionais.Durante a atividade física e de finalizações, os jogadores foram divididos em grupos. Kaká ficou a maior parte do tempo ao lado de R10 e trocou algumas palavras com o capitão do time. O apoiador é canhoto e completou 18 anos recentemente. Ele foi titular na campanha do pequeno clube da Polícia Militar no Campeonato Cearense e fica ficará no Flamengo até o fim do ano. 

Se for aprovado, o clube pode contratá-lo por R$ 500 mil, preço estipulado em contrato pelos direitos econômicos da promessa. Na época da contratação, o Flamengo combinou com o Tiradentes que testaria Kaká entre os profissionais.A nova aposta rubro-negra foi revelada em uma Olimpíada Escolar do interior do Ceará e chegou a ser cotado para jogar no futebol holandês. Além dele, os juvenis Jean, Pablo e Felipe trabalharam com o grupo principal.


Informações Globo Esporte


 
Picture
FOTO CEARÁ.COM
Na tarde deste domingo, 19/06, o time do Ceará entrou em campo para enfrentar o São Paulo, líder do Brasileirão 2011. O time alvinegro fez um grande jogo, mas esbarrou nas grandes defesas de Rogério Ceni, que contou com dois gols de seus companheiros para garantir a vitória por 2 a 0 para o time visitante.

O primeiro tempo foi muito movimentado e o Ceará foi melhor. O time alvinegro começou pressionando e chegou com perigo ao ataque, mas a defesa do São Paulo esteve bem postada e conseguiu segurar as investidas do Vozão.

Aos 19 minutos, Osvaldo recebeu bom passe de Iarley, entrou na área e foi derrubado pelo seu marcador. Após a arbitragem marcar pênalti, Osvaldo foi para a bola e cobrou no canto direito de Rogério Ceni, que fez uma grande defesa e evitou o primeiro gol do Vovô.

Aos 35 minutos, Marlos fez jogada pelo lado direito da defesa alvinegra e chutou colocado para balançar as redes pela primeira vez no jogo. Após o gol, o Vozão passou a atacar mais, no entanto o goleiro Rogério Ceni estava inspirado e evitou o empate.

No segundo tempo, o panorama foi o mesmo. O Ceará tinha mais posse de bola e chegava com mais perigo, mas quem marcou foi o São Paulo. Lucas aproveitou rebote da zaga, passou pelo goleiro Fernando Henrique e marcou o segundo gol do jogo.

Washington, Diguinho e Sinho entraram na partida e o Vozão ganhou mais força no ataque. Washington ainda teve grande chance de marcar, mas a bola esbarrou na trave. O goleiro Rogério Ceni fez grandes defesas durante o jogo e assegurou a vitória do time visitante. O resultado deixa o Vozão com quatro pontos, ocupando a 16ª posição na tabela.

Informações cearasc.com