FOTOS: O POVO

O começo de tudo se deu em maio de 2009, quando os atletas disputaram um amistoso no Dia do Trabalhador. A partir daí, estava criado o Rapadura Cearense, primeiro e único time de futebol do Estado formado por anões. Apaixonados pelo jogo, eles levam alegria e espírito esportivo por onde passam. 

De 2009 para cá, o Rapadura Cearense se transformou em atração em amistosos, participações em eventos culturais, beneficentes e esportivos. O maior feito foi a conquista de um título brasileiro, o Desafio de Gigantes, disputado em novembro de 2009, no Rio de Janeiro. Na época, os jogadores cearenses foram até tema de reportagem do programa Pânico na TV, da Rede TV!

A formação do Rapadura Cearense nasceu da ideia do técnico Luciano Martins e dos atletas Faltino Filho e Guilherme Negreiros. O time é formado por 18 atletas e comissão técnica de quatro profissionais. Os treinos ocorrem aos sábados numa escola da Parangaba.


Luciano já tinha tentado implantar o projeto no Rio e em Brasília. Veio conseguir no Ceará. “Sempre quis antes mesmo de entrar na faculdade”.

Hoje, o grupo é sucesso garantido em apresentações. Este ano, o Rapadura Cearense já marcou presença em eventos como um jogo beneficente do projeto Pequeno Nazareno. O amistoso foi realizado no ginásio do Colégio Juvenal de Carvalho, quando a equipe jogou contra a equipe dos meninos do Pequeno Nazareno. Placar de 4 a 3 para o Rapadura Cearense.

Este ano, Guilherme Negreiros foi convidado para ministrar palestra sobre atendimento a deficientes no Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine-IDT). O objetivo foi mostrar o que a pessoa com deficiência espera encontrar quando vai a um balcão de atendimento.

AMISTOSO BENEFICENTE

A principal vitória do time este ano foi os 4 a 3 sobre equipe de crianças do projeto Pequeno Nazareno, em jogo beneficente.18 jogadores e quatro profissionais de comissão técnica compõem o Rapadura Cearense, que treina em escola da Parangaba.



Rogério Gomes

Informações O Povo

 
O presidente Osmar Baquit confirmou mais duas aquisições do Fortaleza para a Série C do Campeonato Brasileiro. O meia-atacante Zé Augusto chega nesta terça-feira para reforçar a equipe.

Sobre Zé Augusto, Baquit foi simples e direto no seu comentário sobre a contratação do jogador.

- É um atleta bem rápido e que pode nos dar mais poder de fogo no setor ofensivo - pontuou o presidente do Leão do Pici.



INFORMAÇÕES GLOBO ESPORTE

 
Na tarde deste domingo, no Estádio Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Ceará não conseguiu quebrar a série de derrotas e perdeu a terceira seguida, dessa vez contra o Santos. Apesar de chegar a dominar o jogo no primeiro tempo, a equipe paulista, sem Neymar, conseguiu marcar em jogada bem trabalhada de Elano e Arouca, finalizando no gol de Borges.

Apesar da série de três derrotas seguidas, o goleiro Diego, que proporcionou um milagre no jogo deste domingo ao defender um chutaço de Elano dentro da grande área, disse que a equipe jogou de igual para igual com o Santos.

- Acho que jogamos bem. Infelizmente perdemos a partida, mas o Ceará vinha de duas goleadas sofridas, dois jogos muito ruins. Hoje, pelo menos, conseguimos jogar de igual para igual e poderíamos ter feito o gol no primeiro tempo. Não fizemos. Mas o Ceará tem que continuar com esse espírito para a continuidade do Brasileirão - disse o goleiro do Ceará Diego.

Na mesma linha de pensamento do goleiro, o técnico Vágner Mancini disse que a equipe jogou bem e afirmou que, apesar da terceira derrota seguida, o time não irá desprivilegiar a Copa Sulamericana, e disputará as duas competições com força total.

- O time não vem jogando mal. Mesmo com as duas derrotas sofridas para Fluminense e Avaí, o grupo não se abateu contra o Santos. Dá para nós ficarmos entre os dez no Campeonto Brasileiro e chegar longe na sulamericana. Para isso, temos que usar o nosso melhor time com inteligência - declarou Vágner Mancini, técnico do Ceará.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Vovô enfrenta o Corinthians, também no Pacaembu, no próximo domingo, às 16h (de Brasília).



Informações Globo Esporte