Tianguá e Ibiapina vão ganhar projetos de geração de energia eólica. Audiências públicas para posterior liberação ambiental por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) estão marcadas para a próxima sexta-feira (25), às nove da manhã, na Fazenda Jaburu, em Ibiapina; e às três da tarde, no Sítio Veado Seco, em Tianguá.Os dois projetos são tocados pela Novae Energies Brazil Geração de Energia Ltda.


Informações Rádio Tabajara AM
 
Picture
Na foto, vereadores José Helter Cardoso,Carlos Beviláqua, André Ramos e Valdene Vasconcelos

Texto de Carlos Beviláqua                   

                 No dia 07 de outubro passado filiaram-se no “PPL” – Partido Pátria Livre, 04(quatro) vereadores de Tianguá, Carlos Antônio Vasconcelos Beviláqua, Valdene Vasconcelos Cunha, José Helter Cardoso de Vasconcelos Júnior e Aldy Nunes, compondo então a maior bancada da câmara de Tianguá. O evento se deu na sede do partido em Fortaleza, onde foram recepcionados pelo presidente estadual do Pátria Livre André Ramos da Silva e membros da direção estadual, onde foram abonadas as filiações. 
               A articulação do “Pátria Livre”  aos vereadores, se deu através do vereador Carlos Beviláqua, em contato com representantes do partido no estado do Piauí 
e intercâmbio com o tianguaense José Leoncio Cardoso de Vasconcelos (empresário residente em Fortaleza-CE), em contato com a direção estadual. Os vereadores do Pátria Livre de Tianguá escolheram para presidir a presidência da Comissão Provisória do partido José Helter Cardoso de Vasconcelos Júnior, Secretário de Organização Valdene Vasconcelos Cunha e Secretário de Finanças Carlos Antônio Vasconcelos Beviláqua.  

“PARTIDO PÁTRIA LIVRE” e seu Programa  

               A quase 3 anos o Partido Pátria Livre estava em campanha de coleta de assinaturas para a obtenção do registro junto ao TSE, o que gerou um volume de mais de 1,2 milhões de assinaturas em 22 unidades da federação.           

                 Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram, na noite da terça-feira do dia 4 de outubro de 2011, o pedido de registro do Partido Pátria Livre (PPL), que utilizará o número 54. A decisão foi unânime. Todos os ministros seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Com a decisão, o PPL poderá participar das eleições municipais do próximo ano. O PPL é o 29º partido no país com o registro no TSE. 

                  O Pátria Livre, traz a memória de Claudio Campos que nos ensinou a ver que a libertação do Brasil é a questão principal para o avanço das conquistas democráticas e sociais. Entre o sonho de Tiradentes e a proclamação da República transcorreram 100 anos em que o Brasil conquistou a independência política, aboliu a escravidão e avançou em direção ao seu fulgurante destino de nação-continente próspera, democrática, justa e solidária. 

Completar a obra da independência nacional a que várias gerações de brasileiros ao longo da história dedicaram suas vidas, esta é a missão do PATRIA LIVRE. 

                Sempre que o Brasil progrediu no caminho da independência isso trouxe desenvolvimento econômico e social: mais produção, melhores condições de vida para o povo, mais justiça, mais democracia. 

                  Os vereadores do PÁTRIA LIVRE de Tianguá, Carlos Beviláqua, Helter Júnior, Valdene e Aldy que compõem a base de oposição municipal, estão entusiasmados com a ideologia do partido, decência, e conduta ética. Afirmando-os por conhecerem pessoalmente toda direção PÁTRIA LIVRE do Ceará, composta de jovens cheios de ideais. Acreditam no crescimento do partido no município, um futuro certo, que nasce já com 4 vereadores.



 

O Município de Tianguá conquistou o prêmio PETECA em 2010 e no ano de 2011 encontra-se entre os finalistas.

Colocação em 2010: 1º Lugar: Município de Tianguá (Centro Educacional Prefeito João Nunes de Menezes - Colégio Municipal)- Modalidade Composição

Trabalhos realizados por estudantes de 17 municípios concorrem aoPrêmio Peteca 2011, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram selecionados materiais inscritos em oito submodalidades (conto, desenho, pintura, esquete teatral, música, paródia, poesia de cordel e história em quadrinhos).

A premiação faz parte das ações desenvolvidas pelo Projeto Peteca, que visa o combate à exploração do trabalho infantil.

Fortaleza lidera em número com seis indicações, seguida por Sobral,com três. Tianguá, Itatira, Camocim e Aracati aparecem com duas indicações e Barroquinha, Beberibe, Canindé, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaramiranga, Jucás, Pentecoste, Pindoretama, Russas, Reriutaba e Varjota têm uma.

De acordo com o MPT, 40 mil trabalhos foram produzidos pelos estudantes em 2011 em todo o Ceará, mas apenas 366 foram inscritos no Prêmio Peteca. As atividades finalistas serão apresentadas no dia 1º de dezembro, no auditório da Fiec, em Fortaleza.

Confira a lista de indicados ao Prêmio Peteca 2011:

Esquete Teatral: Aracati, Fortaleza (SER VI) e Reriutaba
Desenho: Aracati, Fortaleza (SER VI), Sobral e Tianguá
Pintura: Beberibe, Camocim e Canindé
Música: Camocim, Sobral e Tianguá
Paródia: Deputado Irapuan Pinheiro, Sobral e Varjota
Conto: Barroquinha, Fortaleza (SER VI), Guaramiranga e Russas
História em Quadrinhos: Fortaleza (SER VI), Itatira e Jucás
Poesia de Cordel: Fortaleza (SER I e SER IV), Itatira, Pentecoste e Pindoretama

Informações da Redação Jangadeiro Online, com informações do Ministério Público do Trabalho

 
Picture
A cidade de Ipu na serra da Ibiapaba,teve a agência dos correios assaltada no começo da tarde desta quinta-feira dia 03 de novembro.O fato foi por volta do meio-dia quando dois homens,um armado com uma pistola,se passou por cliente e anunciaram o assalto onde era grande a movimentação,até o presente momento o valor levado pelos meliantes não foi informado.

O circuito interno de vídeo da agência registrou o momento em que adentraram as depêndencias do correio,mas,não foi possível a identificação dos assaltantes,pois os mesmos estavam de boné e de cara limpa,um anunciou o assalto e outro ficou dando cobertura na entrada da agêcia.

Após o assalto a policia foi acionada e por mais uma vez não conseguiu capturar os suspeitos.Os dois foram vistos no bairro alto dos 14 em Ipu onde os mesmos avançaram sinal quase colidindo com um caminhão e em seguida tomaram rumo ignorado em direção ao município de Pires Ferreira, por estrada carroçável.

Fonte: Tabajara Notícias


 
Prefeituras de Municípios na divisa entre Piauí e Ceará prestam assistência a localidades vizinhas


Os moradores da cidade de Cocal dos Alves, no Piauí, vêm para Viçosa do Ceará serem atendidos diariamente, no posto de saúde localizado na fronteira pelo lado cearense. "A determinação do prefeito Pedro da Silva Brito é de atender a todos, independente de Estado. Mas o ônus fica com a gente e o bônus com o Piauí", reclama o secretário de Infraestrutura de Viçosa, Sérgio Fonteles.

Fonteles cita um fato que aconteceu no censo do ano passado para ilustrar a questão. "O pessoal de Cocal dos Alves queria ser registrado como cearense e não como piauiense. O caso foi parar na Delegacia de Polícia lá da cidade deles, onde os moradores reclamaram que queriam ser anotados como cearenses. Mas os recenseadores do IBGE, com o tal do georeferenciador, indicaram estes habitantes, que recebem benefício no Ceará, como piauienses".

São cerca de 100 famílias nessa situação que, segundo Sérgio Fonteles, vêm para o Ceará em busca de melhor atendimento tanto na área de Saúde, como Educação.



Informações do Diário do Nordeste
 
Governo do Ceará prepara defesa contra ação civil impetrada pelo Piauí, que disputa áreas de divisa com o Estado


O presidente da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Neto Nunes (PMDB), se reuniu com o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, para colaborar, em nome da AL-CE, com a formulação da defesa à ação civil ordinária impetrada pelo Governo do Piauí junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), com o intuito de agregar perímetros cearenses ao seu território.

Segundo Neto Nunes, os piauienses reivindicam cerca de três mil quilômetros (cerca de 280 mil hectares) de áreas hoje pertencentes ao Ceará. Elas são consideradas atualmente em zona de litígio. A região mais afetada é a Serra da Ibiapaba. O deputado revela que o processo começou a tramitar em 24 de agosto passado, no STF e, até então, era pacífico o diálogo entre os dois Estado para definir os limites interestaduais, inclusive com visitas de parlamentares cearenses no Estado do Piauí.

Por conta do consenso em tratar o assunto de forma não judicial, Neto Nunes manifestou surpresa com a postura do Governo do Piauí. "Querem pegar esse pedaço de terra sem respeitar os costumes e a cultura das pessoas", lamenta o deputado Neto Nunes.

Segundo o deputado, como trata-se de agregação de área, seria necessária a realização de plebiscito. Assim, a população decidiria se prefere pertencer ao Ceará ou ao Piauí. "Não podemos calar diante disso. É preciso que revejamos isso, que nos unamos e ouçamos o povo", frisa.

Neto Nunes defende que essas definições levem em consideração os aspectos culturais dos moradores dessas áreas. Ele propôs que fosse tentado um acordo com os Estados vizinhos. Para tanto, recomendou que fossem feitas visitas às Assembleias Legislativas desses Estados. "A definição das linhas das divisas estaduais é importante para a elaboração de um Atlas com os limites dos Municípios cearenses, que pretendemos concluir até o fim do ano que vem", informa.

Serviços públicos

O deputado Roberto Mesquita (PV) lembra que os serviços públicos da área em questão são mantidos pelo Ceará. Ele classificou a ação civil como "pretensiosa". Já o deputado Moésio Loiola destaca que "entendemos que o Piauí tem que lutar. Mas não é dessa maneira".

O líder do Governo na AL-CE, Antônio Carlos (PT), ressalta a importância de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pronunciar-se sobre o impasse. "O que a gente quer é uma resolutividade pacífica", considera. O líder do bloco PT-PSB, Wellington Landim (PSB), alerta que problemas de definição de limites entre Municípios não podem ser esquecidos. "E acho que estamos lentos. As pessoas estão impacientes. Precisamos chegar a um denominador comum", pondera.

O Governo do Estado do Piauí ingressou com uma Ação Civil Originária (Número 1831) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 24 de agosto passado para que haja uma delimitação das terras em áreas de litígio entre o Piauí e Ceará.

O processo está nas mãos do ministro Dias Toffolli e pede que seja respeitada a delimitação das áreas entre os dois Estados nordestinos.

"O que queremos é que sejam respeitadas as regras que foram definidas ainda no século passado", ressalta o procurador piauiense Kildare Ronne, acrescentando que o objetivo é acabar com a insegurança jurídica entre os Municípios pertencentes aos dois Estados.

Repasses federais

A área total em conflito equivale a cerca de 280 mil hectares. A preocupação é ainda maior porque os Estados temem alterações populacionais e, consequentemente, no Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM). "Está havendo uma invasão. Não se sabe o que é Piauí e nem o Ceará. O Município cearense de Poranga, por exemplo, 70% de sua área pertence ao Piauí", comenta o procurador.

Kildere Ronne explica que o Estado ainda não sabe quando a ação será julgada no Supremo. Isso porque o Governo ainda aguarda o resultado de uma ação ingressada no STF reivindicando áreas que, supostamente, teriam sido incorporadas pelo Tocantins. "A ação foi ingressada em 2002 e ainda hoje não temos a resposta", argumentou Kildere Ronn.

A divergência sobre limitações entre os dois Estados nordestinos estava sendo negociada pelos Poderes Legislativos dos dois lados. Representantes das Assembleias dos dois Estados chegaram a formar uma comissão com o objetivo de discutir mais profundamente o assunto em questão.

Pleito

280 Mil hectares, o equivalente a cerca de três mil quilômetros de áreas hoje pertencentes ao Ceará estão sendo reivindicadas pelo Piauí. A região mais afetada é a Serra da Ibiapaba, na Zona Norte cearense

NEGOCIAÇÕES
Assembleias dos dois Estados têm participação

Sobral.
 Ainda em 2009, a Assembleia Legislativa do Piauí entrou com um projeto para reivindicar as terras pertencentes a Serra da Ibiapaba para anexar ao seu território. Naquele Estado, a Assembleia chegou a formar a Comissão de Estudos Territoriais, presidida pelo deputado estadual Antônio Uchoa (PDT). O último encontro envolvendo membros das comissões de litígio dos dois Estados aconteceu em novembro de 2009.

Os trabalhos ficaram suspensos devido à proximidade do período eleitoral. Na época, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), chegou a acusar o deputado piauiense Antônio Uchôa de não querer resolver o impasse devido ter bases eleitorais no Município piauiense de Pedro II, onde parte da cidade seria de território do Estado do Ceará.

Plebiscito

Uchoa rebateu e afirmou que Domingos Filho teria bases eleitorais na área de litígio, e estaria sofrendo pressões das lideranças, principalmente da cidade de Poranga (CE). Na época, Antônio Uchoa afirmou que o Piauí não aceitava a proposta dos cearenses em realizar um plebiscito. Segundo ele, se a consulta popular acontecesse, o Piauí sairia em desvantagem, devido à maior parte da área em litígio pertencer legalmente ao Piauí.

Uma proposta que trata da realização de plebiscito está em tramitação na Câmara Federal, mas também não tem prazo para ser avaliada. Enquanto isto, o impasse permanece. 

Lauriberto Braga
Repórter



Informações Diário do Nordeste
 
Picture
Transplante Cardíaco - Foto: SBCC
Um agricultor recebeu novo coração e decidiu doar o órgão antigo. As válvulas cardíacas dele estão armazenadas esperando receptores


Ganhar nova vida a partir da solidariedade alheia e ainda se fazer solidário. Assim, como retribuição, Antônio Alcélio da Silva, 49, decidiu dar um sentido ao órgão que, para ele, já não mais servia. Após receber um novo coração, em cirurgia no último domingo, o agricultor de Moraújo, doou aquele que lhe permitiu viver bem durante muitos anos. O coração de Antônio, mais exatamente as válvulas aorta e pulmonar dele, darão saúde a dois pacientes. 

Segundo Valdester Cavalcante Pinto Junior, médico do Hospital de Messejana (HM) Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e responsável pelo transplante de Antônio, as válvulas, espaços que garantem o fluxo de sangue no coração, poderão ser colocadas em outras duas pessoas. “Esse paciente tinha uma doença coronariana, o coração estava ficando com pouco sangue e perdendo a função. Mas só o músculo estava danificado. As válvulas estavam normais”, explica o médico.

Por isso, elas foram preservadas e enviadas para o Banco de Tecidos da Santa Casa de Curitiba, no Paraná, única unidade do País capaz de guardar corretamente as válvulas humanas, conforme Valdester.

São problemas congênitos e doenças que afetam o coração, como a febre reumática, que danificam o funcionamento das válvulas e obrigam a realização de cirurgia. Segundo o médico, não é raro realizar a renovação das válvulas. “Com órgãos sólidos, como pulmão, coração, pâncreas, eles têm que estar vivos para plenitude de função. Colocando no gelo, morre parte do tecido, e eles precisam estar com função normal. A válvula não precisa estar viva em sua plenitude”, cita.

 Fila de espera

“O coração não vai para o lixo. Conforme a família for abordada, a gente pode aproveitar as válvulas. E a fila de crianças precisando de válvulas humanas é grande. No Hospital de Messejana, são 30”, comenta Valdester Cavalcante, que também chefia a cirurgia cardíaca pediátrica do HM. Conforme o médico, as válvulas retiradas no domingo não puderam ser utilizadas nos pacientes do HM por serem incompatíveis.
 

Na quinta-feira da semana passada, um menino de 11 anos recebeu uma válvula pulmonar no HM. Ele nasceu com uma doença que fechava o compartimento. O garoto passa bem e se recupera da cirurgia no HM.


ENTENDA A NOTÍCIA
A doação do coração de um transplantado é possível quando as válvulas cardíacas, tecidos que permitem fluxo sanguíneo, não foram danificadas pela doença. As válvulas retiradas permanecem em um banco de tecidos até que um paciente compatível seja encontrado.

SAIBA MAIS 

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, os dados das coletas de válvulas cardíacas no Ceará não estão contabilizados.

“Mas acontece com certa frequência. A maioria (dos pacientes) a gente já conversa no ambulatório preparando para que quando recebam também façam ato de doação”, comenta.

Para Eliana, escolher doar o órgão doente é uma forma de agradecer pela nova vida que chega. “A melhor forma de retribuir é fazendo um ato de amor e cidadania”.

Antônio Alcélio se recupera do transplante no Hospital de Messejana. Ele sofria de miocardiopatia isquêmica e estava em estado gravíssimo antes da cirurgia.

As válvulas do coração de Antônio ficarão no Banco de Tecidos da Santa Casa de Curitiba à disposição de qualquer paciente do País.

Em 1997, o Ceará registrou a primeira doação de válvulas cardíacas realizada por um transplantado. Na época, O POVO noticiou o encontro entre o doador piauiense Manuel Francisco do Nascimento, que dias antes recebera um novo coração, e o garoto Davi Farias Andrade, que recebeu a válvula pulmonar de Manuel.

SERVIÇO
Hospital de Messejana
A unidade é referência em transplante cardíaco
Endereço: Avenida Frei Cirilo, 3.480 - Messejana
Contato: (85) 3101 4075
Outras informações: www.hm.ce.gov.br


Fonte: O Povo


 
Picture
Campus Avançado de Tianguá - Foto: Amilton Nogueira
Da Redação às 21:01 de 20/09/2011

O campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará está com inscrições abertas, até o próximo dia 30 de setembro, para o vestibular 2012.1 e exame de seleção 2012.1.

Ao todo, são ofertadas 586 vagas, divididas em cursos técnicos de nível médio (200), técnicos integrados ao Ensino Médio – modalidade que engloba o Ensino Médio e o técnico própria instituição – (306), técnico em refrigeração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (30) e Licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro (25 vagas para cada uma).

Inscrições

Os interessados devem realizar as inscrições exclusivamente pela internet, no portal do IFCE. O valor da taxa de inscrição para as licenciaturas é de R$ 70,00 reais, já incluído o teste de habilidade específica (THE), requisito para o ingresso em ambos os cursos.

A inscrição para concorrer aos cursos técnicos e técnico integrado ao Ensino Médio custa R$ 40,00 reais, sendo de R$ 30,00 reais o custo para concorrer ao curso técnico em refrigeração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Provas de seleção

As provas de seleção serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, para os cursos técnico integrado ao Ensino Médio e EJA e para os cursos técnicos e Licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro, respectivamente. Todos os exames serão feitos no campus de Fortaleza (Avenida Treze de Maio, Nº 2081 – Benfica).

Campi do IFCE

Também nesse mesmo período, estão abertas as inscrições para o processo seletivos dos campi no IFCE nos seguintes municípios: Acaraú, Aracati, Crateús, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá. Convém lembrar que, à exceção das Licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro, o ingresso nos demais cursos superiores do Instituto Federal do Ceará se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Edital
Para ter acesso aos editais de seleção dos diversos campi e realizar a inscrição, basta acessar o site do IFCE. Mais informações na Comissão Coordenadora de Concursos pelo telefone (85) 3307-3759.

Com informações da assessoria de comunicação do IFCE
 
Picture
Coco seco acumula elevação de 103,8% em seu preço que saltou de R$ 91,50 para R$ 186,50 em agosto último

Consumido fortemente pela indústria local alimentícia, a demanda excedente pelo coco seco não acompanhou o volume de produção do Estado que ficou aquém do necessário. Com isso, o fruto já acumula elevação de 103,8% em seu preço, quando confrontados os meses de agosto deste ano com agosto de 2010.

A maior variação registrada nas Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa). Em um ano, o cento do produto saltou de R$ 91,50 para R$ 186,50. Na comparação mensal de julho para agosto deste ano, a fruta ficou 16,6% mais cara (de R$ 160,00 para R$ 186,50).

"O consumo de coco seco tem crescido bastante no Nordeste. A produção cearense é alta, mas não está sendo mais suficiente para atender à forte demanda que se criou", comentou o chefe da Unidade de Informação de Mercado Agrícola da Ceasa, Odálio Girão, observando que a mercadoria também é absorvida em menor escala por panificadoras, docerias e lares.

Entre as frutas, o maior incremento anual de preço foi protagonizado pelo mamão formosa, que ficou 101,0% mais caro, saindo de R$ 0,53 para R$ 1,06 (o quilo). "É um produto que o Ceará produzia muito, mas houve queda na produção no mamoeiro, o que ocasionou menores colheitas do fruto e tem acarretado preços mais elevados em 2011", afirmou Girão.

De julho para agosto, o quilo do alimento, no entanto, viu seu preço recuar 15,9% (de R$ 1,26 para R$ 1,06). Segundo ele, o mamão é hoje a terceira fruta mais consumida no Estado. Com cerca de 8% do mercado, fica atrás da banana, que detém 12% e da laranja, com fatia de 11% do total comercializado no Ceará.

Mais barato

Em sentido oposto, o quilo do mamão hawai recuou 26,2% (caindo de R$ 2,28 para R$ 1,68 em agosto deste ano ante igual mês de 2010). "É um produto muito consumido, mas a produção não é totalmente nossa, vem de outros estados, sobretudo da Bahia, da Paraíba e Rio Grande do Norte", disse o representante da Ceasa, observando que como é um tipo mais caro de mamão e, em volume, menor consumido do que o do tipo formosa, possui margem para ficar mais barato.

Em um ano, hortaliças como pepino e vagem ficaram mais baratas, respectivamente 40,8% (de R$ 18,15 para R$ 10,75, a caixa com 25 quilos) e 27,0% (de R$ 27,20 para R$ 19,85, a caixa com 10 quilos). "Como ambos são produzidos na Região da Ibiapaba, e o produtor colheu bastante nos meses de julho e agosto, chegando ao mercado com grande volume, o consumidor acaba se beneficiando com preços mais baixos", explicou Odálio Girão.

Banana e abacaxi

Duas das frutas que compõem fortemente a mesa dos cearenses, têm previsão para estarem com preços mais acessíveis nos próximos meses.

Tanto a banana dos tipos pacovan e prata, produzidas na Região do Baixo Jaguaribe e nos municípios do Maciço de Baturité como o abacaxi pérola, vindo da Paraíba e do Rio Grande do Norte, estão em plena safra. "Já neste mês de agosto, há sinalização de queda nos preços e para os próximos meses a perspectiva é ainda melhor para o consumidor", comentou o chefe da Ceasa.

Em um ano, o cento da banana apresentou redução de 14,5% (a pacovan) e de 15,0% (a prata). A primeira passou de R$ 14,10 para R$ 12,05 e a segunda retraiu-se de R$ 10,70 para R$ 9,10. Já o centro do abacaxi grande recuou 7,1% (de R$ 204,00 para R$ 189,50). De julho para agosto desse ano, a fruta já mostra decréscimo de 2,8% em seu preço, indo de R$ 195,00 para R$ 189,50.

LÍVIA BARREIRA
REPÓRTER/DN

 
Picture
Foto: UPA 24h/ Ibiapaba Portal de Notícias
São Benedito. A UPA 24 horas de São Benedito, vai funcionar na Avenida Tabajaras, no bairro Correntes, próximo ao Liceu. A unidade é de porte 1, que cobre uma população de até 100 mil habitantes, contando com um pediatra e um clínico geral para realizar atendimento de 50 a 150 pacientes diariamente e equipada com 5 a 8 leitos.

A UPA 24 horas recebe investimentos de R$ 2.098.250,00  para as obras e de R$ 800.000,00 em equipamentos, em recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

A Unidades de Pronto Atendimento oferece serviço de Raio X, laboratório para exames, com aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nela, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.

Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.



Fonte: Ibiapaba Portal de Notícias

    Picture

    ARQUIVOS

    Abril 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011
    Junho 2011

    CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Picture

    NÚMERO DE LEITORES DESTA REPORTAGEM:

    counter free
    Picture
    Picture


    EMPRESA DE COLETA COM TECNOLOGIA

    Picture

    CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS
    Rua Barão de Aquiraz, 2165  Messejana
    CEP: 60.871-680 Fortaleza
    Telefones: (85) 3472-2312 3472-2313
    ATENDEMOS TODO O ESTADO DO CEARÁ